A importância da qualidade de vida

O conceito de qualidade vida mais simples é “estar em equilíbrio”, tanto na vida profissional quanto na pessoal. A realidade dos dias atuais não permite que a maioria das pessoas tenha uma boa qualidade de vida, pois a correria do dia-a-dia torna-se inevitável e assim deixamos de lado certas coisas que são importantes para o nosso bem estar.

Fatores como stress e depressão passaram a fazer parte da rotina de muitos, mas, não há dúvida de que o impacto do stress na saúde e na qualidade de vida da pessoa podem ser um estímulo e motivá-la a atingir seus objetivos como pode gerar situações devastadoras.

A depressão é uma doença que afeta em muitos aspectos a qualidade de vida, assim como altera o sono, apetite, nível de energia, enfim, a pessoa como um todo é prejudicada.

O stress é o resultado de uma reação que o nosso organismo tem quando estimulado por fatores externos desfavoráveis, e isso acarreta uma liberação do hormônio adrenalina no nosso organismo, prejudicando, principalmente, nosso aparelho respiratório e circulatório. “o estresse é o resultado do homem criar uma civilização, que ele, o próprio homem não mais consegue suportar” , ou seja, as pessoas não conseguem mais manter seu estado de equilíbrio diante da sociedade moderna devido aos fatores do meio.

Muitas são nossas preocupações, podendo nos levar a ter sensações de medo, irritabilidade, nervosismo, e como conseqüência dessa revolução de sentimentos temos uma resposta pelo organismo que nos é desfavorável, então temos que optar por viver bem e com qualidade ou simplesmente fazer de conta que somos heróis e que nada irá nos acontecer.

Então, o que fazer para ter uma vida mais saudável e equilibrada?

Na maioria dos casos a solução é óbvia, mas difícil de se fazer: mudar hábitos. Deitar mais cedo, dormir mais, fumar e beber menos (um pouco de álcool socialmente é bom), alimentação mais saudável, socializar mais com amigos, dançar, fazer esportes, ir ao cinema, viajar, tirar férias, curtir a família. À medida que colocamos em nossas vidas hábitos que nos façam bem, que nos tragam alegria, começamos a mudar e perceber que podemos sim termos equilíbrio para viver com qualidade. Não fomos feitos para estar constantemente ligados.

A excelência pessoal é fruto do equilíbrio entre o físico, o mental e o emocional. Há momentos que devemos parar um pouco nosso ritmo se estivermos sobrecarregados, fazermos o que nos é prazeroso, nos darmos ao luxo de ler um bom livro, assistir um bom filme, ir a um lugar que gostamos, conhecer novas pessoas, porque são as pequenas coisas e as mais simples que fazem a vida valer a pena.

[youtube VnqGxKw61X0]

No Comments Yet
  1. eu entrei nesse site pra fazer um trabalho de escola com o tema (qualidade de vida,a imporatancia da qualidade de vida para o ser humano)me ajudou muito no trabalho de escola e também me ajudou a ver mais o lado pessoal da vida.. obrigada muito show esse site..

  2. muito bom, adorei!!! entre nesse sete com o intuito de pesquisa para um trabalho de aula sobre qualidade de vida, me ajudou muito, o texto é bastante abrangente e nos põe á frente de questões cotidianas e simples, porem muitas vezes não perseptiveis como forma de qualidade de vida, parabens!

  3. Mto massa gostei mto; agora eu tenho motivos de verdade para ter uma boa qualidade de vida. Acho q vou tirar um 10 no trabalho de física; e tbm vou repassar este site ñ só para minha família, mais pra todos os meus colegas e professores. Mto obrigado pela grande ajuda!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>