Dos 25 aos 35 anos: O Princípio do Fim
A partir dos 25 anos, a produção do colágeno começa a cair e é esse o princípio do fim. É o marco de que o envelhecimento começou.
Diante disso, o ideal é focar na renovação celular, que pode ser feita com diversos ativos, como o ácido retinoico, que devem ser escolhidos de acordo com cada tipo de pele.
O filtro solar passa a ser ainda mais importante para evitar manchas e os cuidados básicos devem ser levados ainda mais a sério. É hora, também, de começar a investir em tratamentos dermatológicos que estimulem a produção de colágeno, sobretudo na região dos olhos, que tende a formar linhas finas mais rapidamente.
Perto dos 30 é preciso investir mais ainda nos estimuladores de colágeno, já que há uma redução da densidade cutânea e, com isso, a firmeza e a elasticidade da pele são prejudicadas.
Dos 35 aos 40 anos: Hora de Investir Pesado!
A partir dos 35 anos é preciso investir em ativos mais potentes e em tratamentos dermatológicos que sejam capazes de estimular a produção de colágeno, que nessa fase já está em baixa, estimular a renovação celular e combater as rugas.
Para usar em casa, ácido retinoico, que estimula a renovação celular, vitamina C, adapaleno e ácido hialurônico, para hidratar, são recomendados.
É preciso dar ainda mais atenção ao pescoço, às mãos e às regiões mais ásperas do corpo, que tendem a ficar ainda mais ressecadas.
Dos 40 aos 50 anos: Mais Firmeza Já!
A partir dos 40 anos há uma desorganização nas fibras de colágeno e de elastina, que já não são produzidas como antes. Além disso, a renovação celular fica deficiente e a pele perde hidratação, densidade, elasticidade e firmeza.
É preciso apostar pesado na renovação celular, mas também ficar atenta às manchas que começam a surgir no rosto, nos braços e nas mãos. As rugas também ficam mais profundas e é nessa hora em que o botox começa a ser usado com mais frequência, além de outros preenchedores.
A região dos olhos e ao redor dos lábios precisa ser tratada com mais cuidado, pois as rugas desses locais ficam mais aparentes.
Dos 50 aos 55 anos: Preenchimentos Faciais
A flacidez fica cada vez mais evidente, assim como as rugas e os vincos. Cremes potentes com ácidos, antioxidantes e vitamina C ajudam na renovação celular, mas é preciso investir em peelings médios e também nos preenchimentos faciais.
Dos 55 aos 65: Flacidez Instalada!
Nessa fase, as rugas já são intensas, a pele fica cada vez mais fina, frágil, seca e a flacidez é visível. A renovação celular é fraquíssima e a pele não consegue se recuperar, por causa das baixas hormonais.
De modo geral, a pele fica manchada, com rugas profundas, flacidez acentuada e com papada. A dica é investir em ativos como argireline, tensine e ácido hialurônico, além de tratamentos feitos em consultórios dermatológicos.
Dos 65 em Diante
Os cuidados são os mesmos da fase anterior, só que mais intensos e constantes, já que os sinais da idade se acentuam a cada dia.