A alimentação é determinante para a saúde da pele e pode ajudar – muito- a retardar o aparecimento das rugas e manter o envelhecimento precoce bem longe. Os alimentos “certos” doam para a pele o que ela precisa para ter elasticidade, viço e beleza, e é sobre esses alimentos que falaremos abaixo.
Alimentos Ricos Em Vitamina C
Os alimentos ricos em vitamina C, como o limão, a goiaba, a acerola, o morango e a laranja, por exemplo, são amigos da pele já que essa vitamina ajuda na formação do colágeno que, como se sabe, é responsável pela elasticidade da pele. E pele firme é pele jovem e sem rugas!
Invista no Betacaroteno
Alimentos ricos em betacaroteno são altamente benéficos já que protegem a pele dos efeitos nocivos dos raios solares, que são responsáveis por nada menos que 80% do envelhecimento da pele. Além disso, o betacaroteno é antioxidante, que combate os radicais livres, evita o envelhecimento e a destruição das células de colágeno, responsável pela firmeza da pele.
Tomate, cenoura, mamão e abóbora são exemplos de alimentos ricos em betacaroteno.
Aposte na Soja!
A soja faz bem para a saúde e para a pele, já que é rica em isoflavonas, que possui ação similar ao estrógeno. Isso é importante porque a medida que a mulher envelhece, ela perde estrógeno e isso faz com que a pele fique mais fina e com mais rugas. A soja, então, retardaria esse efeito.
Cacau Delícia
Além de delicioso, o cacau, fruta da qual origina o chocolate, é um “forte” antioxidante, que potencializa a irrigação do sangue, o que ajuda a prevenir as rugas.
Minerais do Bem
Alimentos ricos em cobre e manganês, como a lentilha, as nozes, a amêndoa, o feijão e o grão-de-bico, revitalizam a pele, estimulam a produção de colágeno, ajudam na cicatrização, acalmam irritações e combatem os radicais livres que causam o envelhecimento. Ou seja, esses minerais são, até segunda ordem, os amigos de infância da sua pele.
Selênio Maravilha
O selênio, presente na castanha-do-pará, é um mineral que possui propriedades antioxidantes, ajudando tanto a evitar quanto a retardar o envelhecimento precoce e a destruição das células de colágeno. Assim, evita as rugas e a flacidez cutânea.
Ômega 3 e Ômega 6
Tanto o ômega 3 quanto o ômega 6 auxiliam na formação das ceramidas, que nutrem, hidratam e protegem a pele. Como esses ácidos graxos não são sintetizados pelo organismo, é preciso suplementar por meio da alimentação ou de suplementos nutricionais. Os alimentos que são ricos nessas substâncias são os peixes e as sementes oleaginosas, como as nozes, o salmão, a truta, a sardinha, o atum, o azeite de oliva, o óleo de canola, as castanhas, o óleo de soja e o óleo de milho.
Iogurte e as Bactérias do Bem!
Os iogurtes são os maiores responsáveis pela manutenção dos probióticos, as bactérias do bem que ajudam a regular o intestino. O funcionamento intestinal é de suma importância para a pele, pois quando ele não funciona direito a pele tende a ficar com o aspecto envelhecido, amarelada e nada saudável.