Bem-estar

Como Evitar o Estresse do Final do Ano?

By  | 

As festas natalinas, não raras vezes, geram uma carga muito alta de estresse, o que é absolutamente natural quando se pensa nas filas gigantes, lojas lotadas, supermercados cheios, trânsito caótico, gritos, milhares de fraternizações, roupas para todas essas fraternizações, além de presentes para toda a família.

Isso tudo acaba gerando muito desgaste, tanto físico quanto emocional, é claro. Mas, por incrível que pareça, dá pra controlar o problema.

Tenha Paciência!

O essencial é ter muita paciência. Paciência com as filas, com as ruas lotadas e com o trânsito  que tira qualquer ser vivente do sério. Paciência com isso tudo, e muito mais. Se conscientizar de que a paciência é o melhor –  e talvez o único –  caminho para tais transtornos faz com que se encare tudo isso de forma mais “amena”.

estresse_fimdeano1_22101119422828

Conflitos Familiares Exigem mais Tolerância

A época de natal é de reunir a família, o que é sempre muito bom, mas também problemático, já que são pessoas diferentes, com opiniões e quereres diferentes, que trazem na bagagem problemas em comum, o que, por si, já é um transtorno. Somado a isso, há o vinho e as bebidas servidas durante a noite, o que acaba transformando discordâncias em brigas homéricas. Se isso acontecer, não fomente a confusão e tente agir com diplomacia, que, nesses casos, é a melhor conselheira.

Se, na mesma família, existem pessoas que não se falam, evite reuni-los em um mesmo local para evitar brigas desnecessárias, mas, ao mesmo tempo, não deixe de conviver com as duas partes. A melhor saída é convidar a confraternização de um determinado dia, e o outro para o dia seguinte.

Relaxe!

Lidar com situações estressantes requer um nível alto de relaxamento, senão  não há quem aguente. Mesmo que o seu dia seja corrido, que não tenha tempo pra nada, que não lhe sobre um minuto sequer, dê um jeito de tirar um tempinho pra você, só pra você. Aí você pode meditar, dançar, ler, ouvir música, tomar um banho relaxante, fazer uma massagem, praticar esportes ou se dedicar a qualquer outra atividade que proporcione prazer. Dessa forma, é muito mais fácil lidar com as tempestades natalinas.

Diga Não!

São tantos os convites e tantas as confraternizações que você não sabe exatamente o que fazer? Simples, vá por ordem de prioridade, aceite o que é essencial e dispense o que não é importante! O nome já diz tudo: “confraternizar”. É para estar com as pessoas pelas quais se tem apreço, carinho, afeto e amor. Se não for exatamente isso, não tem sentido ir.

Além disso, quando se aprende a dizer não e a estabelecer prioridades, sobra-se tempo para o que é realmente essencial: você!

Pise no Freio e Evite Os Exageros!

As festas de final do ano são mesmo uma tentação para o paladar, mas  é preciso colocar o pé no freio e evitar os exageros, pois o aumento de peso decorrente da falta de controle, que é absolutamente normal nessas épocas, também gera estresse, que é tudo o que se deve evitar.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!