in

Como Disfarçar os Fios Brancos?

Cabelo é o calcanhar de Aquiles de toda mulher, e quando, num belo dia, sem mais nem menos, um fio branco surge, assim, do nada, o desespero bate. Sim, porque fios brancos, teoricamente, representam a velhice, aquela que pode até chegar, mas não agora, nesse exato momento.

O embranquecimento dos fios é um processo natural que tende a começar a partir dos 35 anos, mas pode começar muito antes, ou um pouco depois, lá para os 45, 50 anos. De modo geral, pessoas de pele escura demoram mais a ter fios brancos e isso é uma característica hereditária. Então, fique de olho na idade em que sua mãe e sua avó começaram a ter fios brancos, pois, a depender de outros fatores, que também influenciam no seu surgimento, é quando os seus fios brancos darão os primeiros sinais.

Esse embranquecimento, que desespera muita gente, ocorre porque os melanócitos, células que fazem parte da estrutura interna dos fios e são responsáveis pela sua cor, sofrem a chamada apoptose, que é uma espécie de “morte”, o que faz com que os fios fiquem brancos.

cuidados-com-cabelos-brancos

Há quem acredite em um velho mito popular que diz que se arrancar um fio, nascem dois outros no lugar, mas isso, lógico, não passa de mito. O que pode acontecer é a pessoa ficar estressada por causa do aparecimento dos fios brancos, o que acelera a queda capilar. Mas o que isso tem a ver com a multiplicação dos fios brancos? Bom, os fios que caem primeiro, em situações de estresse, são os coloridos, então a impressão que fica é que mais fios brancos surgiram.

Como todo mundo, cedo ou tarde, vai passar por esse processo, é preciso saber se a intenção é esconder os fios brancos ou, ao contrário, assumi-los, como fazem alguns. Nos homens, é claro, a impressão que fica é de “charme”, nas mulheres, salvo raras exceções, de desleixo.

Para esconder os fios brancos pode-se partir para a coloração permanente, para os tonalizantes, ou, em alguns casos, para as luzes, que ajudam a disfarçar o efeito, sobretudo nos fios mais escuros.

O certo é que quando os fios brancos surgem, é preciso redobrar os cuidados, já que quando o pigmento que  garante a cor dos fios para de ser produzido, ele é substituído por gotas minúsculas de ar, o que faz com que esses fios fiquem mais porosos. Por isso, é de suma importância hidratar e tratar esse fio, para garantir que o cabelo fique saudável e que a tintura colocada para disfarçar os brancos dure mais tempo.

Mas, como decidir se o melhor é pintar, tonalizar, fazer luzes ou mechas inversas? O ideal, nesses casos, é procurar um bom profissional que entenda do assunto para analisar qual procedimento será o melhor para o seu caso, levando em conta o tom do seu cabelo, da sua pele e do estado geral dos fios. Sim, porque para cada cabelo, para cada cor e, também, para cada estilo de vida existe um procedimento que se adeque mais, porque, por exemplo, uma pessoa que vive na correria e não tem tempo para fazer manutenção constante possui necessidades diferentes de quem tem horários mais regulares.

Os perigos do sedentarismo

Qual o esmalte certo para cada situação?

Qual o esmalte certo para cada situação?