Bem-estar

Você é Saudável?

By  | 

Fala-se tanto de saúde, mas será que as pessoas sabem mesmo do que se trata?

De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

A abrangência do conceito é recente, porque não muito tempo atrás saúde era, numa visão naturalista, somente a ausência de doenças.

Esse conceito, que é um conceito de natureza positiva, é, com certeza, fruto do momento em que se definiu o que era saúde, após a segunda grande guerra mundial. Por causa das características daquele período, era normal que fosse incluída não só a saúde física, já que  inúmeros países estavam devastados pela guerra, sem perspectivas, sofrendo com perdas de todos os tipos.

Esse conceito, por ser supostamente utópico, é alvo de muitas críticas, contudo, é importante que esse conceito seja mais abrangente e que esteja relacionado intrinsecamente com as condições, ou melhor, com a qualidade de vida do indivíduo, que sofre influências de fatores culturais, sociais, econômicos, ambientais, educacionais e ocupacionais.

Ioga

A mesma Organização Mundial de Saúde diz que a qualidade de vida se relaciona a percepção das pessoas de sua posição na vida, abrangendo dimensões amplas e abarcando o bem-estar físico, social e mental.

A saúde, pois, é também qualidade de vida, e para possuir os dois, que são intrinsicamente relacionados, é preciso levar em conta alguns fatores.

Inicialmente, é preciso manter o corpo físico, mas também o mental e o emocional limpos. Isso é medida de higiene.

É preciso ter uma alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes, e menos industrializados, fast food, gorduras e enlatados.

É preciso praticar alguma atividade física, que melhora a saúde física, mas também a mental e, em muitos casos, a emocional, já que o exercício ajuda a liberar o que anda preso “no peito”.

Sim, é preciso ser ativo, ter interesses, sonhos, objetivos, metas, e ir atrás de cada um deles, sem enrolação, sem procrastinação, sem deixar para depois. Mas é preciso também descansar. Descansar o corpo, descansar a mente, descansar o emocional. É preciso ter relações saudáveis, com o outro e, principalmente,  consigo mesmo.

É preciso faxinar… Faxinar o corpo, mas principalmente faxinar os sentimentos, mandar embora os medos, as frustrações, as raivas, esquecer as competições, a inveja, os ressentimentos, o ódio, a culpa e todo tipo de sentimento que intoxica a sua vida e te impede de ter uma vivência plena, que é o mínimo que você merece.

Quem tem estresse não tem saúde. Quem não tem tempo, não tem qualidade de vida. Se reorganize, priorize o que precisa ser priorizado e tenha tempo pra pessoa mais importante da sua vida: você!

Tenha tempo para se cuidar, para ter um hobby, para se amar ou simplesmente para não fazer nada. Mas tenha tempo, que hoje é artigo de luxo.

Cuide de você – em todos os níveis -, tenha qualidade de vida, e aí sim você pode ter saúde, nos termos da sua definição, e mais, você pode ter vida, mas uma vida de verdade!

Sim, parece utópico, mas só depende de você!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!