Saúde

Os perigos do sedentarismo

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Sedentarismo é atualmente uma das maiores causas de doença no mundo. A falta de exercícios físicos é um perigo para a saúde, independente da desculpa utilizada pelo sedentário. Somente em São Paulo o estimado é que 3,2 % de todo o custo para a saúde do estado em 2002 tenha sido para resolver questões relacionadas ao sedentarismo.  São quase 97 milhões de reais gastos  com a falta de atividade física.

Quem diria que ficar parado custa tanto?

O sedentarismo coloca quem o adota como hábito na lista de risco de várias doenças perigosas, algumas delas as que mais matam no mundo.

sedentarismoHipertensão está na lista de doenças que podem ser agravadas pelo sedentarismo. Quem pratica exercícios físicos está fora do grupo de risco para adquirir esta doença. Existem pesquisas que afirmam que um sedentário possui 50% de chances a mais de ter problemas com pressão alta.

O risco de AVC também é relativamente menor. 27 % a menos em relação à população que faz exercícios físicos regulares.

Para os portadores de diabetes, o sedentarismo é um inimigo valoroso, pois a ausência de atividade física colabora com a elevação das taxas de glicose no sangue. A falta de controle no diabetes pode causar cegueira, problemas nos rins, complicações de condições cardíacas ou até mesmo amputamentos.

O perigo de um sedentário ter doenças cardíacas é 40% maior do que alguém que se movimenta fisicamente, seja praticando exercícios físicos, seja com pequenas atividades diárias como subir escadas ou caminhar até em casa ao invés de pegar um carro.

Obviamente uma das maiores vantagens em não ser um sedentário é não ser obeso. Estima-se que problemas com o excesso de peso mate 2,8 milhões de pessoas por ano, de acordo com dados da organização mundial de saúde. Ao menos 10 países já declararam que estar com peso a mais é uma epidemia nacional.

A obesidade é fator de risco em diversas doenças, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, excesso de colesterol no sangue e problemas nas articulações.

Existem estudos que apontam a obesidade como sendo a segunda principal causa de morte no mundo até 2020. Com tantos riscos sobre este mal, certamente vale a pena evitar essa doença e exercícios físicos ainda de longe é a melhor forma de evitar problemas com o peso, além de ser uma atividade barata, afinal, quanto custa tirar um dia para caminhar pela cidade onde vive?

É importante lembrar que antes de se tornar um atleta de fim de semana ou correr uma maratona é inteligente  fazer exames médicos para averiguar as condições do corpo. Uma avaliação com um médico é importante para afirmar o quanto de exercícios físicos é possível fazer.

Esta ciente dos cuidado necessários para ter uma vida saudável ainda é a melhor forma de evitar problemas com a  saúde e tem uma vida longa, produtiva e divertida.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

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