Ciências

Conheça os ingredientes do corpo

By  | 

Sabemos que o corpo humano é algo bem complexo de se estudar e entender. Por conta disso, vamos a algumas curiosidades que encontramos para você ter uma leve noção de como e do que seu corpo é composto. Conheça!

Curiosidades do nosso corpo…

Os dados que separamos são proporcionais a um adulto de cerca de 70 quilos.

Cerca de 23% do nosso corpo é formado por carbono. Para exemplificar podemos dizer que se fossemos uma árvore, o carbono seriam os galhos, isto é, os nossos músculos, nossa pele e nossos cabelos.

Temos cerca de 1,4% de cálcio que auxiliam na formação de nosso corpo. Ele é muito importante, pois se não fosse o cálcio, nosso sangue não coagularia e assim não conseguiríamos mover nossos músculos. Além disso, ele está presente em nossos dentes e ossos.

Para que possamos transportar energia dentro das células, contamos com o fósforo que corresponde cerca de 0,83% em nosso corpo. Ele trabalha em conjunto com o cálcio. Mais ou menos 80% do fósforo em nosso organismo junta-se com o cálcio para formar os nossos ossos e dentes.

O nitrogênio também está presente em uma quantia de 2,6% e juntamente com o carbono é responsável por formar nosso DNA.
Como já sabemos, sem a água não sobreviveríamos, ela corresponde cerca de 55% em nosso corpo, pois é boiando nas águas que as moléculas se encontram e reagem quimicamente fazendo com que haja o funcionamento de nosso organismo, como, por exemplo, a respiração. Imagine que o sangue que circula em nosso corpo tem cerca de 92% de água em sua composição.

Outro elemento que podemos destacar de importância em nosso organismo é o enxofre que compõe proteínas, como a insulina que transporta a glicose para o sangue para servir de combustível para nossas células.

O cloro e o sódio também estão presentes em cerca de 0,27%. Os dois trabalham separadamente e são como válvulas, não deixando faltar e nem sobrar água nos tecidos do organismo. Podemos dizer que o sódio também é responsável por auxiliar na contração muscular.

Quem nunca ouviu falar de potássio? Pois é, esse elemento é de extrema importância, pois sua deficiência ou excesso pode causar até mesmo paralisia.

Por fim, os metais, como o ferro, zinco e o cobre, alguns deles se juntam com as proteínas para formar nossos glóbulos vermelhos. Esses glóbulos são os responsáveis por transportar o oxigênio pelo nosso corpo. O zinco, por exemplo, é o responsável por entrar em nossos glóbulos brancos, os que nos protegem e cuidam de nossa imunidade.

Enfim, esses são os principais elementos que formam nosso corpo, tão complexo e perfeito. Por isso, cuide sempre de seu corpo para ter uma vida saudável.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!