Todo mundo, principalmente as mulheres, quer ter belos sapatos, mas quase ninguém se preocupa com a higienização deles, não é mesmo?
A conservação e a organização até que são levadas em conta pela maioria, mas a limpeza é quase que absolutamente esquecida, o que é um erro grave, pois os sapatos precisam ser higienizados regularmente, sobretudo em regiões mais frias e no inverno, onde são maiores os riscos de mofo e outros problemas.
Sapatos Limpos é Questão de Higiene e Saúde!
Na rua, o sapato tem contato com milhares de tipos de fungos e de bactérias, além de resíduos e sujeiras diversas, e esses microorganismos tendem a se proliferar em ambientes úmidos, escuros e quentes, e por isso é essencial conservar os sapatos em local seco, sem umidade, e mantê-los limpos.
LEIA TAMBÉM: Cinco Modelos de Sapatos para o Inverno 2013
Apesar de saber que a grande maioria dos fungos não transmite doenças, eles não são nada bons, e o mofo, por exemplo, é um horror para os sapatos, pois os deteriora e ainda provoca alergias respiratórias.
Não se deve usar o mesmo sapato todos os dias, porque é preciso que eles fiquem, após o uso, em um ambiente arejado para evitar o chulé. O chulé, aquele mau cheiro incômodo, é causado por fungos e bactérias que se alimentam do suor e dos resíduos de pele dentro dos sapatos, que é o ambiente perfeito para a proliferação de microorganismos.
LEIA TAMBÉM: Roupas: Cuidado com os Tecidos no Inverno.
Cuidados Gerais
1- Sapatos não devem ser colocados no banheiro, pra não mofarem. Eles precisam ficar em local arejado, mas ao abrigo do calor, da umidade e do frio.
2- Ao chegar em casa, remova o calçado dos pés, porque você pisou em chão sujo, cheio de bactérias e não pode levar isso para dentro de casa. Após remover o calçado, vá até a lavanderia e, com uma escova seca, limpe as solas do sapato para remover as sujeiras que se acumularam ali, e deixe os sapatos na área de serviço para “arejar”.
3- Ao menos uma vez por mês, nos sapatos mais utilizados, borrife, nas solas e por dentro, desinfetante específico para calçados, deixando secar em seguida.
4- Para quem mora em locais mais úmidos ou tem chulé, o ideal é colocar uma “pitada” de bicarbonato de sódio dentro dos calçados para absorver a umidade e evitar o chulé.
5- Não deixa seus sapatos molharem, e caso isso aconteça, para evitar que estraguem, deixe-os em local seco até que eles sequem completamente.
6- Não guarde seus sapatos em sacos plásticos, pois a falta de ventilação faz com eles estraguem e fiquem inutilizados. Isso danifica o couro e estraga a sola, que se despedaça.