Saúde

Erros Que Comprometem a Imunidade no Inverno

By  | 

Vai chegando o inverno e as pessoas começam a ter crises repetidas de alergia, bem como gripes e resfriados, e acham que isso é “normal”, quando, na verdade, não é. Esses problemas indicam, se aparecem repetidamente, uma “baixa” no sistema imunológico. E, vale lembrar, alguns hábitos bastante comuns pioram a situação e prejudicam bastante o sistema imunológico, deixando o organismo vulnerável a doenças oportunistas.

Confiram abaixo alguns desses hábitos:

Tomar Pouca Água

Todo mundo sabe que o ideal é tomar ao menos oito copos de água por dia, e isso tanto no verão quanto no inverno. Acontece que nos dias mais frios as pessoas esquecem de tomar de água, já que a necessidade, por assim dizer, de ingerir líquidos cai, pois transpira-se menos. Isso é muito ruim para o organismo e afeta todo o corpo negativamente, inclusive o sistema respiratório, já que com pouca água o muco não fica tão fluido como deveria, e isso facilita as doenças oportunista, já que abre as portas parta vírus e bactérias

Banho Quente

No inverno as temperaturas do ambiente cai e, consequentemente, a temperatura da água do banho sobe, o que é um erro. Mas é um erro não só porque prejudica a pele, mas sim porque esse ressecamento causado pela água quente acaba afetando a capacidade de defesa do organismo, já que, ao remover o manto lipídico, a oleosidade natural da pele, abre-se espaço para alergias e infecções diversas.

Caso não seja possível encarar a água morna, tente tomar um banho mais curto, que não demore tanto.

Não Limpar a Casa Com Frequência

Quem tem algum tipo de alergia bem sabe o quanto é importante manter a casa limpa, com a menor quantidade possível de poeira e sujeira, porque isso significa ácaros, pólen (pra quem tem planta em casa), fungos e outras substâncias que podem causar alergias, e essas alergias acabam comprometendo o sistema imunológico, porque elas tendem a se repetir.

É preciso que a casa receba luz solar, que as almofadas e cortinas sejam colocadas para  “tomar sol” constantemente, que os colchões sejam higienizados, que  além de varrida ou aspirada, a casa receba um pano úmido, pois assim a poeira não “sobe”.

LEIA TAMBÉM: Harmonize a Casa com Feng Shui

Ambientes Fechados: Cuidado

Passar muito tempo em ambientes fechados é um perigo, já que isso, apesar de não afetar de forma direta a imunidade, facilita o contágio de viroses, por exemplo. Evitar aglomeração é, também, bem importante, assim como deixar o sol entrar na casa, deixar a casa “arejada”, assim como o escritório, pois quanto maior a ventilação, menor  o risco de contaminação.

Não Investir em Frutas, Verduras e Vegetais

Inverno é época de comidas mais quentes par aplacar as baixas temperaturas, mas não se pode deixar de lado os vegetais, as frutas e as verduras, que são ricos em nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do sistema imune, o que significa proteção contra diversos tipos de doenças.

LEIA TAMBÉM: Aposte nos Vegetais Brancos.

Pra quem acha que é difícil consumir esses alimentos em dias frios, vale lembrar que eles podem ser utilizados  grelhados, em sopas ou em sucos.

 

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!