Saúde

Chá Mate É Tudo de Bom!

By  | 

O chá mate, tradicional no sul do país, que é feito com uma erva chamada  Ilex paraguariensis proporciona muitos benefícios para a saúde, desde que seja ingerido diariamente e, preferencialmente, fracionado entre as refeições.

Ele contém uma quantidade enorme de nutrientes, como a vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C, Vitamina E, ácido fólico, cafeína, teofilina, teobromina, metilxantina, ácido pantotênico, alumínio, ferro, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, potássio, proteínas, glucose, frutose e muitos outros. Pelos nutrientes, nota-se que é um chá estimulante, que beneficia a saúde de modo geral, os músculos, a mente, os nervos, evita a fadiga, é digestivo e regula a função pulmonar e a função cardíaca.

Chá Mate Emagrece e Melhora a Digestão!

O chá mate possui ação termogênica, aumentando o gasto calórico e acelerando o metabolismo, e ação lipolítica, o que ajuda na queima de gorduras, e por isso, ajuda nas dietas de perda e gerenciamento de peso. Por ser diurético, combate a retenção de líquidos, desincha e desintoxica, livrando o organismo das toxinas acumuladas.

Além disso, é excelente para o sistema digestivo, pois ajuda na liberação da bile e dos demais sucos digestivos, o que ajuda na digestão dos alimentos.

chá-mate-motivos-para-tomar__Lindizzima-2

Chá Mate é Antioxidante!

Rico em ácido clorogênico, o chá mate é um potente antioxidante que combate os radicais livres, a oxidação celular e o envelhecimento. Além disso, ajuda no equilíbrio metabólico.

Por ser antioxidante, ajuda a prevenir várias doenças, como as doenças cardíacas. Ele contém polifenois, que são os grandes responsáveis pela prevenção dos males cardíacos, já que evitam que a gordura se acumule nos vasos, e como reduz o colesterol, aumenta mais ainda a proteção ao coração.

Falando em redução do colesterol, estudos comprovam que  consumir 1 litro de chá mate diariamente reduz em até 13% as taxas do LDL, que é o colesterol ruim, e aumenta o HDL, que é o bom colesterol. A razão disso é que a erva mate contém glicídios e alcaloides que reduzem a absorção do colesterol.

Chá Mate Protege o Fígado e Turbina o Cérebro!

Como contém xantinas, o chá mate estimula o desempenho cerebral e reduz a oxidação dos neurônios que fazem com que o cérebro envelheça. Além disso, ele protege o fígado, pois ajuda na oxidação da gordura do fígado.

O Chá De Saquinho Faz o Mesmo Efeito?

O chá mate industrializado também apresenta os mesmos benefícios da erva in natura, entretanto, como contém, quase sempre, sacarose e conservantes químicos, há sim danos aos organismo.

Como Preparar o Chá Mate?

A preparação do chá faz toda a diferença, pois, se feito da maneira errada, podem ocorrer perdas de nutrientes importantes.  Pra começar é preciso esquentar meio litro de água, mas sem deixar ferver. Enquanto isso, coloque uma colher de mate em uma jarra e coloque despeje a água quente por cima da erva, deixando em infusão por aproximadamente cinco minutos. Deito isso, o chá pode ser consumido, tanto quente quanto frio. Vale lembrar, contudo, que a bebida deve ser consumida em até 24 hs para evitar perdas de nutrientes.

 

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!