Saúde

Alimentos Que Turbinam A Imunidade!

By  | 

Imunidade baixa é problema sério, mas que pode ser evitado com uma dieta simples, mas equilibrada, já que os alimentos são ricos em tudo o que o organismo precisa para manter as defesas nas alturas.

O Que Evitar?

Primeiro, é preciso evitar alimentos ricos em açúcar, em gorduras e, também, o álcool, que interfere em inúmeras respostas imunológicas. As gorduras são prejudiciais, nesse caso, pois reduzem a atividade das células protetoras, o que  interfere negativamente na resposta imunológica do organismo. Já o açúcar interfere no poder que as células de defesa do sangue  possuem de destruir as bactérias.

Aposte na Vitamina C!

A vitamina C é um antioxidante poderoso, que aumenta a nossa resistência e, consequentemente, aumenta a atividade imunológica. Alimentos ricos em vitamina C são o limão, a laranja, a acerola, a goiaba, o morango, o caju, o brócolis, o pimentão vermelho e os vegetais folhosos, dentre outros.

Ácido Fólico É Essencial!

O ácido fólico, muitas vezes esquecido, ajuda na formação dos leucócitos e são indispensáveis para a defesa do organismo. É possível encontrar esse nutriente no feijão, no brócolis, no espinafre, no cogumelo e no fígado.

Aumentar-a-imunidade-com-alimentos-diversos

Vitamina A e Selênio

Ambos possuem ação anti-inflamatória e protegem o organismo. Alimentos como fígado, melão, brócolis e cenoura são ricos em vitamina A, enquanto que os frutos do mar, a cebola, o alho e os cereais integrais são ricos em selênio.

Zinco

O zinco melhora a imunidade, combate gripes e resfriados,  e deve ser consumido  diariamente. Alimentos como cereais integrais, lentilha, ervilha, carne, sementes, castanhas e leguminosas são boas fontes de zinco.

Vitamina E

A vitamina E é antioxidante e retarda a diminuição da atividade imunológica comum na velhice. É encontrada em óleos vegetais, castanhas e amêndoas.

Ômega 3

Presente no atum, no azeite e no salmão, dentre outros, o ômega 3, a gordura do bem, mantém as inflamações bem longe, auxiliando na estabilidade da imunidade do organismo.

Carotenóides e Probióticos

Os cacotenóides melhoram o sistema de defesa do organismo, já que ativam o sistema imunológico. Eles podem ser encontrados em frutas e verduras amarelas, vermelhas e laranjas. Os probióticos, que já falei muito por aqui,  são um tipo de bactéria benéfica que turbinam o sistema imunológico e estão presentes em alguns leites fermentados e iogurtes.

Alimentos do Bem

Gengibre:  além de fortalecer o sistema imunológico, o gengibre, que é rico em vitamina C e vitamina B6,  tem ação bactericida, protegendo o organismo.

Tomate: o tomate é rico em licopeno, combate os radicais livres e ajuda a evitar doenças cardiovasculares.

Pimenta: rica em betacaroteno, que transforma-se em vitamina A, a pimenta ajuda na proteção do organismo.

Cogumelos: rico em selênio, o os cogumelos são potentes antioxidantes que combatem os radicais livres e melhoram a imunidade.

Alho e Cebola: além de ser fonte rica de selênio e zinco, o alho possui ação imunoprotetora. Já a cebola contém quercitina, que potencializa o sistema imunológico.

O que  não faltam  são opções para turbinar o sistema imunológico, mas vale ressaltar que existe a opção dos suplementos, que cumprem bem a função!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!