Saúde

Vai viajar para longe? Saiba como prevenir a trombose

By  | 

Férias aí e longas e longas horas sentada em um carro, num banco de ônibus ou avião. Pernas paradas é cansativo e ficar apenas em uma posição não agrada ninguém. Além de incomodar e não descansar, viagens longas também prejudicam a circulação sanguínea. Nesses casos, é comum aparecer o inchaço nos pés e nas pernas e até, em casos mais graves, entupir alguma veia. A situação é complicada exige cuidado. Chamado pelos médicos de trombose venosa, o problema da má circulação tem como sintomas dores na batata da perna, vermelhidão nas regiões das pernas, aumento de temperatura do corpo e inchaço ou retenção de líquido. Isso tudo porque passamos a maior parte do tempo sentadas na mesma posição.

Esses sinais de alerta podem ser percebidos já durante a viagem. Nas situações mais graves, quando é por muito tempo e sem os cuidados necessários, a trombose, por ser silenciosa, pode se tornar uma embolia pulmonar. Pois é, amiga, é grave. E se o caso chegar a uma embolia pulmonar, pode ser fatal, porque um coágulo se forma na perna e consegue se soltar pelo corpo e chegar até os pulmões, dificultando a respiração até trancar a passagem de ar.

Mas, calma, lá! Antes de se apavorar, saiba que tem como cuidar evitar qualquer tipo de problema durante as viagens. Para evitar o risco de trombose, se você for viajar por mais de duas horas, comece a precaução levando água e bebendo bastante líquido durante o trajeto. Neste caso, não entra o consumo de álcool, ok? Outra atitude importante é usar meias elásticas de compressão, compradas em lojas de artigos femininos ou de enfermagem. Elas facilitam e ajudam na circulação sanguínea. A cada duas ou três horas, procure caminhar. Se não for possível parar o carro, no caso de ônibus e avião, uma boa opção é caminhar no corredor. Ah, e é importante também não ingerir remédios para dormir.

trombose

Anote esta lista antes de viajar e tente fazer o máximo de atitudes que ajudam a circulação sanguínea, evitando assim, qualquer problema de saúde:

– Não fique sentada por muito tempo.
– A cada uma hora, erga suas pernas por dez minutos e tente ficar com os pés esticados.
– Tomar água, de preferência sem gás, é fundamental. Mantenha-se hidratada também com sucos naturais ou chás gelados.
– Roupas sem elásticos e sapatos sem saltos também ajudam a não prender a circulação.
– Tem como fazer exercícios durante a viagem: com os calcanhares apoiados no chão, movimente os pés alternadamente para cima e para baixo por cinco minutos. Repita o ciclo a cada hora.
– Antes de encarar uma viagem muito longa, visite seu médico e converse com ele sobre a necessidade de tomar remédios ou do uso de meias de compressão elástica.
– Não deixe de fazer pequenas caminhadas, nem que seja no corredor do ônibus ou do avião. Esses minutos caminhando são importantes para a circulação.
– Evite segurar o tempo todo as bagagens de mãos. Elas devem ficar no compartimento específico para que você tenha espaço para esticar as pernas e alongar os braços.

Falando nisso:

Se você nunca ouviu falar da trombose venosa, saiba que ela caracteriza-se pela formação de pequenos coágulos dentro do sistema venoso. Em grande quantidade, elas podem obstruir o fluxo de sangue no organismo e atrapalhar a circulação nos vaso sanguíneos. É importante ficar atenta aos sintomas durante uma viagem e, logo quando chegar ao destino, é importante caminhar por meia hora e alongar as pernas e braços.

Só vai acontecer embolia quando um pedaço desses coágulos formados na perna se soltar e circular pela corrente sanguínea até os pulmões, entupindo um vaso sanguíneo. Neste caso, é frequente a falta de ar, dor no peito, tosse com eliminação de sangue. É preciso procurar ajuda médica com urgência.

O risco maior de acontecer trombose é em pessoas obesas, gestantes e mulheres que tomam pílula anticoncepcional ou são fumantes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!