Sem categoria

Pilates: Conheça os benefícios

By  | 

Pilates é uma técnica de alongamento criada por Joseph Pilates, por volta de 1920, mescla atividade física e conceitos da yoga e do budismo. Seguindo o pensamento “mente sã e corpo são”, o pilates melhora a qualidade de vida, trabalha a concentração dos praticantes e ajuda a corrigir a postura.

Além disso, a técnica gera benefícios para a respiração, previne lesões e aprimora a consciência corporal dos alunos, que devem sempre praticar a atividade com a supervisão de um professor de educação física ou fisioterapeuta.

Normalmente pessoas que usam mochilas[bb] e bolsas muito pesadas, que sentam de maneira inadequada ou que são sedentárias acabam tendo problemas de coluna. Esse é um dos grandes vilões do cotidiano, já que 85% da população sofre com dores na região. Pra se ter uma ideia, de acordo com o Ministério da Previdência Social, esse mal afasta cerca de 160 mil trabalhadores de suas funções.

Uma das fontes principais da dor de coluna é o estresse, que mantem os músculos contraídos, pressionando e comprimindo os discos da coluna vertebral, causando o incômodo.

O pilates alivia a tensão, relaxa a musculatura[bb] e a torna mais rígida, diminuindo a dor através dos exercícios, que podem ser realizados individualmente ou em grupos.

O fisioterapeuta da Clínica CorpoEquilíbrio, Dr. Vidigal Gasparini, explica ainda que o pilates não é útil apenas para quem tem dores de coluna, já que a técnica estimula o sistema circulatório, facilita a liberação de toxinas, melhora a coordenação motora e a oxigenação do sangue.

A atividade gera resultados positivos também em pessoas diagnosticadas com depressão, através da conexão mente e corpo, elas podem experimentar no pilates, a sensação de prazer, tranqüilidade e paz.

De acordo com o instrutor e sócio do Maha Studio do Corpo, Antônio Fretz, o pilates valoriza a auto-estima, atinge a flexibilidade muscular e a parte da estética corporal do aluno.

O treino deve acontecer de 2 a 3 vezes por semana, o ritmo dos exercícios, na primeira semana, é de baixa dificuldade. Depois do período de adaptação, eles se tornam mais difíceis. Cada aula tem em torno de uma hora de duração.

Os resultados em praticantes depressivos não acontecem apenas nas questões estéticas e psicológicas, mas age também na qualidade do sono, do apetite, entre outras, diminuindo e até combatendo sensações como tristeza e desanimo.

Antônio Fretz explica que o sucesso do pilates com praticantes depressivos acontece porque possui dois princípios, o primeiro interfere na forma que a pessoa encara o mundo, a concentração, que trabalha a mente do aluno, seguido pela respiração, que trabalha o corpo.

A Maha Studio do Corpo e a Clínica CorpoEquilíbrio estão localizadas em São Paulo. Mas, estúdios ou instrutores especializados podem ser encontrados em todo o país. Em casos de dúvidas, no site da Associação Brasileira de Pilates – ABP é possível encontrar o profissional mais próximo de sua residência ou trabalho.

Caso seu interesse seja se tornar um instrutor, a ABP também oferece cursos na área, dividido em “Pilates Original – Básico e Intermediário”, “Curso de Pilates Original”, “Curso de “Mat” Pilates” e “Curso de Bola Suíça”.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!