Saúde

Acupuntura em crianças é segura?

By  | 

Quando feito por profissionais realmente treinados e competentes, a acupuntura pode ser um tratamento seguro para as crianças, sugere uma nova pesquisa americana. Em uma análise de 37 estudos ou relatos de casos, os pesquisadores canadenses descobriram que, em mais de 1.400 crianças tratadas com a acupuntura, apenas 168 experimentaram uma ligeira reação adversa. Os investigadores encontraram 25 relatos de eventos adversos graves.

 

No entanto, em mãos treinadas, a acupuntura é realmente segura em crianças. A acupuntura é um tratamento que é dito ter sido originado na China, há milhares de anos atrás. Na medicina ocidental, se acredita que a acupuntura trabalha estimulando a liberação de analgésicos naturais do corpo.

A estimulação de certas áreas para liberar o Qi bloqueado (chamados pontos de acupuntura) pode ser feito através da inserção de agulhas muito finas, com calor, pressão ou um laser. A acupuntura é utilizada para uma variedade de problemas, tais como dor, náuseas, vômitos, ansiedade e espasmos musculares, entorses, alergias, asma, cólicas menstruais e irregularidades.

De fato, o uso da acupuntura está crescendo e se tornando cada vez mais popular, e até então, não haviam estudos sobre a segurança da acupuntura em crianças. Por isso, pesquisadores decidiram avaliar as evidências disponíveis para determinar se a acupuntura é um tratamento seguro para as crianças. Os pesquisadores revisaram toda a literatura disponível sobre acupuntura em crianças. Eles encontraram 37 estudos e relatos de casos que preencheram os critérios de sua inclusão.

Os estudos mostraram que as taxas de eventos adversos foram significativamente menores em crianças do que em adultos. A presente análise encontrou uma taxa de eventos adversos leves de quase 11% em crianças. Esses eventos incluíram sangramento leve, dor, choro, nódoas negras e agravamento dos sintomas.

Eventos graves ocorreram em 25 crianças, onde doze dessas crianças tiveram deformidades e cinco apresentaram infecções após a acupuntura. Havia também problemas de coração (caso isolado), problemas pulmonares, problemas de sangramento, perturbações nervosas, obstrução intestinal, hospitalização e coma reversível. Os pesquisadores recomendaram que os pais se certifiquem que o acupunturista que irá tratar de seus filhos é profissional experiente.

De fato, este estudo deve dar aos pais pouca garantia que a acunpuntura é um procedimento seguro. Por outro lado, os resultados dessa pesquisa também deve alertar os pais que adotaram esse tratamento para seus filhos. Se a acunpuntura foi escolhida, é importante que os pais sejam mais criteriosos com quem está fazendo a acunpuntura, para se certificar de que eles são respeitáveis ​​e qualificados.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!