Antioxidantes são substâncias capaz de combater os radicais livres, são moléculas com carga positiva que se combinam com os radicais livres, fazendo com que eles se tornem inofensivos.
Para reduzir os radicais livres do organismo, temos que fazer uso dos nutrientes antienvelhecimento, que são as vitaminas C, E, betacaroteno e mineral selênio e podemos encontrá-los nos alimentos como frutas e hortaliças ou adicionarmos artficialmente à nossa dieta. Ao consumirmos alimetnos ricos em vegetais, estamos nos protegendo dos radicais livres, evitando doenças e o envelhecimento precoce. Mas os antioxidantes não bloqueam ou eliminam os radicais livres no organismo, eles agem como moderadores.
Os radicais livres são produzidos no nosso organismo de forma natural, eles são produzidos pelas células durante o a queima de oxigênio, que ocorre para converter os alimentos absorvidos em energia.
Algumas células do nosso corpo podem ser danificadas pelos radicais livres, mas parte desses danos podem ser reparados através de enzimas presentes no organismo. O corpo consegue controlar o nível de radicais livres, porém quando estes existem em excesso, as células são danificadas e isto desencadeia uma série de disturbios e contribui para o envelhecimento precoce.
Abaixo você pode conferir alguns nutrientes com ação antioxidante:
Betacaroteno: damasco, cenoura, tomate, mamão
Vitamina C: acerola, laranja, pimentão, morango, goiaba
Vitamina E: germe de trigo, óleos vegetais, nozes
Minerais (Zinco e Selênio): ostras, fígado, grãos de cerais, cebola
Isoflavona: soja, uva, alho, berinjela, beterraba