As férias escolares se foram, o Brasil perdeu a Copa do Mundo, as eleições estão mexendo os rumos do país, as energias acumuladas estão se esgotando… nada mais parece tão fácil de encarar quanto era no dia 1º de janeiro. E agora, como lidar com o stress e a ansiedade?
Para muitos, as diversas obrigações e dissabores do dia a dia ganham proporções gigantescas e difíceis de enfrentar, dando a impressão de que se está carregando o peso do mundo sobre os ombros. Se você é uma dessas pessoas propensas à ansiedade e ao stress, conheça agora algumas dicas psicológicas para evitar essa angústia e ter mais qualidade de vida.
“Foca na vida”
Certamente você já deve ter ouvido ou lido essa frase em algum lugar, não é mesmo? Mas o conselho aqui não se resume a estar atento ao que acontece em sua vida, mas sim, a entregar-se ao momento presente, estar inteiro nele.
Portanto, nada de remoer o que já passou ou roer as unhas pelo futuro até sangrar os dedos. Dedique-se por completo ao que está fazendo neste momento, pois isso ajuda – e muito – a aliviar as tensões acumuladas por decisões equivocadas do passado ou quaisquer receios por conta de algo que nem sequer aconteceu.
Deixe a pressão trabalhar a seu favor
Nada como a forma de ver as coisas para tornar os eventos do cotidiano menos estressantes. Que tal pensar naquela reunião de trabalho importantíssima como um super presente da vida para você demonstrar ao seu chefe e demais colegas que não está por acaso no cargo que ocupa?
Positividade é tudo!
Saiba quando ser resiliente
“Aceita que dói menos”. Já te disseram algo parecido? Pode acreditar, essa frase tem um poder milagroso se aplicada numa boa causa. Muitas vezes, as mudanças vêm e nos tomam por assalto, tirando o nosso sono e nos fazendo ter medo de perder o que já conquistamos; ou, ainda, fazem com que a gente sinta revolta e acumule negatividade e stress.
Saber quando ser resiliente é justamente ter em mente que certas coisas da vida não podem ser modificadas e que não ficar ansioso diante delas é a melhor forma de superar seus efeitos em nossa rotina.
Durma bem…
O stress é o grande vilão do sono de muitas pessoas, não por acaso. Os problemas, as preocupações e a ansiedade acabam levando o sono de alguns indivíduos embora.
E, por incrível que pareça, dormir pode ser, em várias situações, o melhor remédio para acabar com a angústia e levar embora a sensação de que estamos sendo esmagados pela realidade. Faça de seu quarto um local de paz e tente “deixar para amanhã”, literalmente, o que não dá tempo de resolver hoje, afinal de contas, com a mente cansada nenhum de nós “funciona” bem.