Saúde

Arritmia Cardíaca – Causas, Sintomas e Tratamento

By  | 

A arritmia se caracteriza pelo ritmo cardíaco irregular, causada por impulsos elétricos irregulares no coração. Pode provocar a aceleração dos batimentos cardíacos, batimentos muito lentos ou descompassados. Algumas arritmias podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral, coágulos sanguíneos e parada cardíaca. Essas pertubações são muito mais graves para pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca ou doenças relacionadas.

Os batimentos cardíacos irregulares também são acompanhados por sintomas de problemas cardíacos, incluindo desmaios ou quase-desmaios, falta de ar ou dor no peito. É importante frizar que pessoas que já sofreram ataques cardíacos ou tem insuficiência cardíaca, sempre devem estar atentos à possíveis mudanças no ritmo cardíaco, e se de fato essas mudanças aconteceram, um médico deve ser procurado com urgência.

Estimulantes, incluindo cafeína, nicotina e outros tipos drogas, também podem causar arritmias breves.

Apesar da maioria dos casos de arritmia não apresentar gravidade é muito importante ter precaução, pois quando o assunto é coração todo cuidado é pouco.

Nosso coração não se contrai de uma vez só, ao invés disso, cada seção aguarda sua sugestão: um sinal elétrico que começa no topo do átrio direito corre para baixo através dos ventrículos. Enquanto nada perturba o sinal, um coração saudável vai bater em um ritmo constante na maioria das vezes. A arritmia é causada por danos ao coração, como infecções, doenças hereditárias ou até mesmo ataques cardíacos, podendo interferir no sinal elétrico que é enviado ao coração, alterando seu ritmo natural.

Quase qualquer parte do coração é capaz de iniciar a eletricidade que move a batida, e do músculo do coração também pode surgir uma nova fonte de sinais elétricos. Estes novos sinais podem manter o coração batendo, mas eles perturbam o ritmo normal das batidas do coração.

Esses danos podem enfraquecer o coração de uma pessoa e prejudicar o circuito elétrico que mantém o ritmo normal do coração. Estimulantes, incluindo cafeína, nicotina e outros tipos drogas, também podem causar arritmias breves. Estas geralmente são inofensivas, porém, há relatos de casos de mortes por fibrilação ventricular, após uma overdose de substâncias controladas.

Felizmente, hoje contamos com diversos tratamentos para a arritmia cardíaca, obviamente, adotados de acordo com a severidade e frequência dos sintomas. Para prevenir a arritmia cardíaca é importante mudar o estilo de vida, parar de fumar, diminuir o consumo de cafeína, bebidas álccolicas e evitar o uso de estimulantes. Seguindo essas dicas você estará se prevenindo contra diversos tipos de problemas cardíacos e cuidando de sua saúde de forma geral.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!