Saúde

Insônia – Causas e Tratamentos

By  | 

Passar a noite em claro ou ter dificuldade para dormir pode provocar sonolência e irritabilidade durante o dia. A falta de sono também pode causar uma série de problemas para saúde de uma pessoa. Quem sofre de insônia sabe muito bem como é difícil passar por horas de angústia durante a noite toda ou boa parte dela. Felizmente, existem vários tratamentos que podem ajudar uma pessoa a ter uma noite tranquila de sono. Todavia, antes de mais nada é muito importante saber as causas da insônia, só assim é possível escolher o tratamento adequado.

Em boa parte dos casos, a insônia é causada por fatores emocionais, como estresse, ansiedade e depressão. Todavia, problemas médicos, como dores crônicas, também podem ser as causas da insônia. Opções de tratamento incluem mudanças de comportamento e de estilo de vida, o que de fato pode ser muito difícil para algumas pessoas. Uma boa alimentação e a prática de excercícios físicos podem ser os primeiros passos rumo a uma boa noite de sono.

Existem vários tratamentos que podem ajudar uma pessoa a ter uma noite tranquila de sono.

Outro fator importante, é o estímulo que a maioria das pessoas costumam ter antes de dormir, tomar café ou refrigerantes, jogar vídeo game e assistir filmes violentos podem superestimular uma pessoa, naturalmente, afastando o sono.

Outra dica, é ser mais ativo durante o dia, abandonando os famoso cochilo diurno, que apesar de ser um hábito muito saudável, pode tirar completamente o sono de algumas pessoas durante a noite.

Exercícios de relaxamento, como relaxamento muscular progressivo, podem ajudar a pessoa a se deitar na cama com a mente mais tranquila, o que contribui significativamente para o aparecimento do sono. Pensamentos positivos ou pensamentos saudáveis, podem ajudar a se sentir melhor ou lidar com um problema de saúde, mudando a forma como você pensa e age. Em alguns casos, fazer uso de medicamentos para dormir pode ajudar, porém, a curto prazo.

Este aconselhamento sobre medicamentos aplica-se a todos, especialmente pessoas com mais de 50 anos de idade. Isto porque, enquanto qualquer um pode se tornar dependente de medicamentos para dormir, os mesmos podem afetar a forma como as pessoas mais velhas pensam durante e após seu uso.

Medicamentos para dormir muitas vezes causam efeitos colaterais, tais como baixa pressão arterial, ansiedade, náusea, dentre outros. Estes medicamentos também podem se tornar menos eficazes ao longo do tempo, provocando o efeito rebote, além de causar sintomas de abstinência quando seu uso for suspenso.

Como já informado antes, existe uma infinidade de medicamentos que combatem a insônia, todavia, não devem ser usados sem uma análise médica, pois nem todos os casos necessitam de tratamento medicamentoso, desta forma, se mesmo assim for feito, provavelmente será necessário posteriormente.

 

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!