Saúde

Psoríase associada à risco de problemas cardiovasculares

By  | 

Um novo estudo revelou que pessoas com psoríase têm um risco maior de sofrerem problemas relacionados cardíacos, condição conhecida como síndrome metabólica. As características que compõem a síndrome metabólica incluem a obesidade, pressão alta, diabetes e níveis elevados de colesterol total e triglicérides. A psoríase é um problema da pele bastante comum, causada por um problema com o sistema imunológico.

Infelizmente, ainda não foi encontrada a cura definitiva para a psoríase, todavia, existem diversos tratamentos que proporcionam alívio temporário da doença.

Mais de 200 milhões de pessoas no mundo todo sofrem com a psoríase, sendo muito mais comum em pessoas de pele clara. No estudo, os pesquisadores analisaram dados de cerca de 6.600 pessoas, com idade média de 39 anos. A análise descobriu que 40% das pessoas com psoríase apresentavam características da síndrome metabólica, em comparação com 23% das pessoas sem psoríase.

As características mais comuns da síndrome metabólica entre as pessoas com psoríase foram: obesidade abdominal (62%), altos níveis de triglicérides (45%) e baixos níveis de “bom” colesterol das lipoproteínas de alta densidade (34%).

O estudo também mostrou que apenas 14% das pessoas com psoríase não apresentavam características da síndrome metabólica, em comparação com 28% das pessoas sem psoríase. Em conclusão, estes resultados mostram uma duplicação na prevalência da síndrome metabólica entre os pacientes com psoríase, independente da idade, sexo, raça e os níveis de proteína C-reativa.

Dada a sua associação com complicações graves, esta comorbidade precisa ser reconhecida e levada em consideração no tratamento de indivíduos com psoríase. Os principais sintomas da psoríase são manchas grossas e avermelhadas na pele, algumas vezes com escamas prateadas. Geralmente, essas manchas são encontradas com mais frequência no couro cabeludo, ombros, joelhos, palmas das mãos, região lombar, solas da mãos e dos pés.

Também é muito normal que essas manchas provoquem dor e coceira. A psoríase é uma resposta exagerada do sistema imunológico, que pode ser ocasionada por alguns fatores, como estresse, mudanças no clima, uso de certos medicamentos, dentre outros.

Na maioria dos casos, a psoríose é causada por fatores psicológicos, ansiedade, estresse e depressão podem ser condições fundamentais para o aparecimento da doença. Infelizmente, ainda não foi encontrada a cura definitiva para a psoríase, todavia, existem diversos tratamentos que proporcionam alívio temporário da doença.

Loções, pomadas, cremes e remédios a base de vegetais podem aliviar a coceira significativamente, além de diminuir o inchaço e desobstruir os poros da pele. Porém, mesmo as ervas medicinais oferecendo uma grande melhora da doença, seu uso deve ser inidicado por um médico (sejam medicamentos naturais ou não). Dessa forma, estará combatendo a psoríase de forma eficaz e segura.

 

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!