Sem categoria

Bacillus Cereus bactéria transmitida pelo ar e água encontrada em cereais

By  | 

Cuidado: O seu bonito prato pode conter mais do que aquela gostosa e desejada guloseima, você pode estar dividindo o seu alimento com as bactérias Bacillus Cereus.

É comum, em nossos dias, ouvirmos falar de intoxicação alimentar, intoxicação intestinal e contaminação por alimentos. Principalmente quando a nossa rotina diária nos obriga a nos alimentar fora de casa.

Muitas vezes nosso organismo é atacado por inimigos invisíveis que entram pela nossa boca. São as bactérias Bacillus Cereus.

Resumidamente falando, bactérias são organismos unicelulares, desprovidos de clorofila, microscópicos, com reprodução assexuada por divisão binária ou cissiparidade.

Essa reprodução, quando em condições favoráveis, ocorre muito rapidamente, a bactéria se divide em duas originando duas bactérias idênticas.

Bacillus Cereus, presente na natureza que pode ser transportada pelo pó ou pela água.

Os esporos da Bacillus Cereus são resistentes ao cozimento (temperaturas abaixo de 65°) e pasteurização dos alimentos

Analisada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz órgão da Fiocruz (IOC-Fiocruz), foram esclarecidas características da bactéria Bacillus Cereus.

No estudo de análises de amostras das décadas de 1980, 1990 e 2000, foi investigada a diversidade genética e resistência aos antibióticos.

Pesquisadores constataram que as amostras analisadas não constituem um clone, não apresentam uma composição semelhante em seus materiais genéticos, elas compõem uma diversidade genética explica a pesquisadora.

Bacillus Cereus, como o próprio nome sugere, é uma bactéria que contamina os cereais cozidos, a exemplo do arroz, massas, purês de batatas, doces, alimentos que contenham molhos prontos e derivados de féculas e farinhas.

A bactéria afeta o organismo com uma intoxicação alimentar, causando em alguns casos náuseas e vômitos. Elas podem produzir sintomas idênticos aos produzidos pelos sintomas das intoxicações alimentares causadas por Staphylococcus Áureas, mas o principal sintoma apresentado por ela é a diarréia aquosa freqüente que pode durar de1 a2 dias, além disso ela  propicia uma forte cólica e dor abdominal.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a ingestão de alimentos com a bactéria Bacillus Cereus:

Antes de consumir os alimentos, certifique-se que o local adota uma boa situação de higiene para a preparação dos mesmos.

Não consumir alimentos crus ou pouco cozidos.

Para o descongelamento dos alimentos, coloque-os na geladeira para que o descongelamento ocorra de forma gradativa.

Alimentos cozidos devem ser levados a uma refrigeração rápida e após serem levados ao freezer a uma temperatura de 4° Centígrados.

Antes de consumir alimentos que estejam na geladeira, aquecê-los a uma temperatura de entre 65° e 100° Centígrados.

Devido à diarréia provocada pela bactéria Bacillus Cereus é importante procurar um médico e tomar as medidas necessárias para uma hidratação adequada.

Em caso de contaminação o tratamento deve ser feito com antibiótico a Vancomicina, a Clindamicina, a Ciprofloxacina e a Gentamicina.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!