Saúde

Novo tratamento contra o câncer de pele

By  | 

O câncer de pele é um mal que afeta milhares de pessoas no mundo inteiro, geralmente é causado por longos períodos de exposição a raios UV ou até mesmo camaras de bronzeamento artificial. Os casos de câncer de pele representam cerca de 62% de todos os tipos de câncer. Infelizmente, o número de diagnósticos da doença tem crescido significativamente nos últimos anos, e estima-se que a cada ano ocorram 100 mil novos casos da doença.

Os casos de câncer de pele representam cerca de 62% de todos os tipos de câncer.

Zelboraf (vemurafenib) foi aprovado pela “Food and Drug Administration” para o tratamento de uma certa forma de melanoma metastático, ou em casos que o câncer não pode ser removido cirurgicamente. A droga foi aprovada para o tratamento de tumores de melanoma, com uma mutação genética chamada BRAF V600E. Zelboraf, entretante, o medicamento não foi analisado em casos de melanoma que não incluem este gene anormal.

A droga foi aprovada juntamente com um novo teste de diagnóstico, chamado de Cobas 4800, que ajuda a determinar se as células de melanoma apresentam a mutação genética ou não. Zelboraf, um inibidor de BRAF, foi avaliado em um estudo clínico onde 675 pessoas com melanoma em estágio final foram analisadas.

Daqueles que receberam Zelboraf, 77% apresentaram uma melhora significativa da doença. Os efeitos colaterais mais comuns entre aqueles que fizeram uso de Zelboraf, incluiam dores nas articulações, erupção cutânea, perda de cabelo, fadiga, náuseas e sensibilidade da pele ao sol. Cerca de 22% das pessoas que foram tratadas com Zelboraf desenvolveram uma forma de câncer de pele chamada carcinoma de células escamosas cutâneo, que foi tratada com cirurgia.

Pessoas tratadas com Zelboraf devem evitar a exposição ao sol, para que o efeito do medicamento seja realmente eficaz. Tanto a nova droga como o teste realizado, foram feitos por empresas  aliadas ao “Grupo Roche”, com sede na Suíça. A descoberta dessa nova droga abre as portas para novos tratamentos de outros tipos de câncer, que já estão sendo testados. A melhor arma contra o câncer de pele continua sendo a prevenção, que diga-se de passagem é bem simples.

É muito importante evitar a exposição ao sol durante os períodos de pico, que são das 10h às 16h. Fazer uso de chapéu, óculos de sol, guarda-sol e principalmente protetor solar, é extremamente importante. É bom lembrar que pessoas de cor mais clara devem ter atenção em dobro com a pele, para elas o uso de protetor solar é fundamental, sempre acima do fator 30.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!