Sem categoria

Bebidas alcoólicas associadas ao risco de câncer de mama

By  | 

Um novo estudo realizado na Espanha, revela que mesmo as mulheres que consomem uma quantidade baixa de bebidas alcoólicas podem correr o risco de desenvolver câncer de mama por conta desse hábito. Os pesquisadores analisaram dados de quase 3 mil mulheres, afim de examinar os vínculos entre o consumo de álcool e o câncer de mama. As mulheres foram monitoradas por 8 anos (2002/2010), onde exames foram feitos e questionários sobre o consumo de álcool foram respondidos pelas participantes.

De fato, foi confirmado que mesmo quando o consumo de bebidas alcoolicas não era elevado, estava associado ao câncer de mama. No entanto, é muito importante salientar que o consumo ocasional de álcool não oferece esse risco. A pesquisa revelou a ligação entre o câncer de mama e o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo quando o consumo não era exagerado, porém, ao longo de muitos anos.
Então, se você irá sair de férias ou vai curtir um feriado, não há motivos para se alarmar. Durante o período de estudo, cerca de 250 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama.

As mulheres que relataram beber dois copos ou mais de bebidas alcoólicas por dia, apresentavam uma probabilidade 15% maior de desenvolver câncer de mama em relação as mulheres que raramente ou nunca consumiam álcool. As mulheres que costumavam beber mais de 4 copos de bebidas alcoólicas diariamente, apresentavam uma probabilidade 51% maior de desenvolver câncer de mama.

Uma possível explicação para esta ligação, é que o álcool pode aumentar os níveis de estrogênio, e o alto nível de estrogênio está diretamente ligado ao desenvolvimento de câncer.

Dessa forma, fica claro que essa associação entre o câncer de mama e o consumo (principalmente diário) de bebidas alcoólicas, realmente se trata de uma média acumulada por um longo período de tempo. Por isso, beber cerca de 6 copos de cerveja/vinho por semana não oferece nehum risco considerável. No entanto, é muito importante ficar atento se o consumo é diário, pois além de correr o risco de desenvolver câncer de mama, poderá estar abrindo as portas para outras doenças.

Na verdade, estudos anteriores afirmam que uma taça de vinho ou cerveja por dia oferece benefícios ao coração, por isso, o equilíbrio deve ser a palavra chave nessa questão. Os pesquisadores sugerem um copo de vinho tinto por dia, pois dessa forma é possível obter benefícios para o coração sem prejudicar a saúde de maneira geral.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!