Saúde

Bebidas alcoólicas podem desencadear reações alérgicas

By  | 

As bebidas alcoólicas podem desencadear reações alérgicas ou agravar alergias existentes, alertam os especialistas. Embora raras, algumas pessoas tem alergias ao álcool em si, enquanto outras são alérgicas a várias substâncias presentes nas bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho. Os sintomas podem incluir vermelhidão na pele, coceira nos olhos, congestão nasal, dor de estômago e dificuldade respiratória.

Essas reações alérgicas podem ser provocadas por vários ingredientes da cerveja e do vinho, incluindo cevada, o etanol, uva, malte, lúpulo, o trigo e também o fermento. Outros potenciais alérgenos são por vezes adicionados durante o processamento, incluindo ovos brancos, que podem ser utilizados durante o processo de filtragem e sulfitos, que ocorrem naturalmente no vinho, mas também pode ser adicionado como conservante. Todos esses ingredientes podem liberar uma série de reações alérgicas em pessoas que apresentam essa pré-disposição.

As reações alérgicas a uma bebida alcoólica podem variar entre os extremos, ou seja, pode apresentar apenas uma pequena erupção ou causar risco de vida, como por exemplo um ataque de asma e anafilaxia.

Os pesquisadores também afirmam que o álcool pode agravar alergias já existentes. As pessoas podem ser alérgicas ao próprio álcool ou um ingrediente adicionado, mas mesmo quando as pessoas não são alérgicas, elas podem não perceber que o álcool pode piorar os sintomas de alergia existentes, principalmente alergias alimentares.

Nesses casos, o estudo sugere que evitar bebidas alcoólicas é a melhor maneira de evitar reações em potencial. O vinho também contém certas substâncias químicas (tyramines) que podem causar dores de cabeça e congestão nasal. Também é muito importante salientar que a exposição ao fumo do tabaco também pode piorar a asma e alergias, tornando fumantes mais sensíveis às substâncias presentes no ar, como pólen e esporos de mofo.

Por isso, as pessoas com alergias e asma devem ter um cuidado especial para evitar qualquer exposição ao fumo do tabaco. Qualquer pessoa que suspeite que teve uma reação ao álcool, alimentos ou tabaco deve consultar um alergista, e de forma alguma deve fazer uso de medicamentos por conta própria ou que não seja prescrito por um especialista.

Na maioria dos casos, simplesmente entender o que desencadeia a reação alérgica irá ajudar a pessoa a encontrar uma bebida alternativa para uso recreativo. Por isso, é fundamental ficar atento aos sinais que o nosso corpo apresenta, pois na maioria das vezes costumamos relacionar alergias apenas aos alimentos e alérgenos muito comuns.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

57 Comments

  1. Aline Santana

    at

    Olha, não sei exatamente se sou mesmo alérgica ao álcool, sempre bebi socialmente e somente em comemorações,a única bebida que bebia aos fins de semana era vinho, porém uma certa noite tomei meio copo de vinho tinto, senti coceiras e apareceram vermelhidões pelo corpo, principalmente no tórax e no bumbum, depois de alguns minutos aqueles sintomas desapareceram, em uma outra ocasião bebi meio copo caipirinha de saque de kiwi e os sintomas voltaram, depois em uma festa tomei 1 copinho descartável de batida de uva, os sintomas foram piores, minha garganta fechou nem conseguia engolir saliva, minha boca inchou ficou cheia de caroços e muita coceira e calor excessivo, esse dia tive que ir ao hospital para tomar anti-alérgicos, passou um tempo e evitei tomar qualquer tipo de bebida alcoólica, porém depois de um tempo fui para um sitio e no meio da bagunça peguei um copo por engano e dei um gole era vodca com energético os sintomas voltaram e tive que ir imediatamente para o hospital.Bom tenho quase certeza que tenho alergia ao Álcool mesmo e não somente os componentes que acompanham a bebida,já que foram diversas bebidas diferentes que apareceram os sintomas, melhor procurar um alergologista o que me sugerem?

    • Jose Carlos

      at

      Olá Aline,
      Também tenho os mesmos sintomas quando bebo cerveja,o engraçado é que sempre bebi minhas cervejas mais de uns anos para cá quando bebo começo a avermelhar o rosto, vai descendo para o pescoço, o local fica quente e só para após parar de beber. O que me chamou a atenção e que fiquei mais de um ano sem os sintomas e depois voltaram a aparecer, fui à alguns alergistas mais não tive exito na cura, não restou outra alternativa a não ser virar adepto da cerveja sem alcool, ficaria grato se souber de algo que possa evitar estes sintomas constrangedores, abs.

      • Wilson

        at

        Comigo mesma coisa. Não me deram solução até hoje novembro/2014. Cerveja agora só sem alcool. Chateado…

      • jose valques

        at

        Ola jose carlos eu tambem tenho o mesmo problema quando bebo cerveja fico vermelho começando pelo rosto e descendo pelo pescoço o mas engrasado q ate minhas cicatrizes ficam vermelhas antes eu pensava que era só com bebidas quente mas descobri que com a cerveja e do msm jeito em então vou optar por para de bebê!!!

      • ADRIANO

        at

        Isso aconteceu comigo, cheguei até a pensar em parar de beber, mas descobri que só acontecia quando havia ingerido um medicamento contra ulceras e gastrite, o omeprazol, falei com o meu medico mas ele não concordou, mas quando preciso tomar o medicamento evito tomar próximo aos dias que vou ingerir bebidas alcoólicas.

    • Roseli Maria

      at

      Comigo a mesma coisa, eu amo um bom vinho, mas tenho que passar longe e se for cerveja só se for sem álcool… Se alguém souber de alguns tratamento especial por favor não esqueçam de mim…

    • samel

      at

      fiz uma pesquisa e descobri q o rum ou a vodga de
      batata diminuem os simtomas

  2. JESSICA SILVA

    at

    Bom dia sempre fui fã de cerveja e já consumo a alguns anos e não tive problemas,porém a algum tempo atrás fui percebendo que ao tomar o primeiro copo a região em volta da boca e nariz começa a esquentar, e ficar vermelha, mas não gera coceira, assim fica por alguns minutos e vai passando, continuo tomando a cerveja e mais nada acontece, pois a reação some rápido.
    Isso pode ser uma reação alérgica a cerveja? sendo que continuo tomando normalmente.

  3. wagner santana

    at

    Eu tbm sempre bebi qualquer tipo de bebida .mais de uns 2anos pra ca comecei a sentir varias coisas quando bebo como vermilhidao falta de ar coraçao dispara e me da muito sono .mais ja tem vezes que bebo a noite toda e nao da nada eu nao sei oque e isso queria saber se alguem sabe me explicar se alergia ou nao

    • leonardo

      at

      Olá se descobrir a cura me avise sofro do mesmo problema

    • elvis coutinho

      at

      meu nome é elvis , amigo tbm fico assim sinto falta de ar coraçao acelera pareci q vou infartar depois tenho q tomar um diazelan sóassim passa

      • Nicolas

        at

        Eu tbm, quando chega a noite hora de dormir,sinto falta de ar e o coração as vezes bate fora fo ritmo e quando fecho os olhos pra dormir, bate aquela falta de ar e da aquele susto e acordo esse dialezan resolve no que ? Aguardo respostas

  4. Patricia Rosa

    at

    Boa noite, eu gosto muito de toda sexta sair para beber uma caipirinha ou sangria e nunca tive problema com isso, mas a 3 meses que sempre que bebe acordo no meio da noite com muita comichão no corpo todo e principalmente nas mãos, que ficam muito inchadas, vermelhas e com muitas borbulhas debaixo da pele durante 2 semanas. E quando desenchem começam a sair a pele toda. Pensei que fosse do limão da caipirinha mas já vi que não importa a bebida alcoólica que eu ingira o efeito é sempre o mesmo….

    • Wellington

      at

      Nossa, pensei que só eu tinha esse problema e os meus sintomas são iguais aos seus. Mas no meu caso percebi que algumas marcas de cerveja não fazem nada. Já outras apenas um gole e eu vou durmir e acordo pela manhã todo me coçando, mãos, pés, costas e depois vem os caroços e depois a pele saindo.

  5. Márcia Cristina Carneiro

    at

    Olá pessoal, li os comentários acima, e sofro do mesmo mal de vcs, tenho os mesmos sintomas, ao ingerir bebidas alcoólicas, imediatamente meu rosto fica vermelho e quente, os poros dilatam, e no outro dia amanheço com a região da boca toda cheia de caroços, como se fossem espinhas inflamadas, procurei vários médicos dermatologistas, e ninguém sabia me diagnosticar, até que uma médica descobriu que tenho rosácea, e o álcool faz com que essa doença se agrave, e infelizmente não tem cura, não se sabe exatamente o fator desencadeante, mas tudo indica que é stress, a doença tem controle com pomadas e evitar para sempre o que faz ter a crise, no caso bebidas alcoólicas, temperaturas extremas e alimentos q fazem a temperatura do seu corpo subir, tipo pimentas, gengibre, etc. Tive uma boa melhora fazendo acupuntura, mas é só passar por uma situação de stress e ingerir álcool, q tenho a crise novamente.

  6. júnior

    at

    Nossa! Achava q só eu tinha isso, sempre bebi e a muito tempo tive isso, achava q tinha sido o consumo de vinho, até parei, depois achei q era carne de porco, também parei de consumir, agora tenho certeza q é do álcool, fico com o pescoço, as costas, e as cicatrizes de espinhas ficam todas vermelhas, e por umas três ou quatro vezes, fiquei com a guela da garganta inchada, parecia uma bolha, e nunca procurei um médico, hj q parei para pesquisar sobre o assunto, porquê domingo passado voltou a acontecer.

  7. Jose Martins

    at

    Ola, A dias que exagero. No alcool e fico com overnelhao no rosto e no peito.
    Dificuldade em respirar.
    A alguma solução para o caso.
    Quando deito uns dias de consigo, volta tudo ao normal, mas tem que ser quase uma semana, e muito Incómodo.
    Obrigado.

  8. Isa Mara

    at

    Olá gente… tb sempre tomei cerveja e nunca tive problemas. Mas nos últimos 2 anos tive 6 crises alergicas fortíssimas. Da última vez, fui pro hospital sem conseguir respirar. Não tenho vermelhidão. Meus sintomas começam com coceira na garganta e ouvido. Depois congestão nasal total e falta de ar. Garganta fecha e nem engolir consigo, até minha voz fica diferente por uns dias. Nem todas as vezes que bebo eu tenho. Mas todas as vezes que tive essa reação eu havia tomado cerveja. vou tentar fazer exames e espero saber o q é isso.

    • Mauricio

      at

      Ola Isa ,to igual VC coça sobrancelha ouvido cabeça garganta fecha dificuldade de respirar,mas notei que quando um período festivo igual agora final de ano,comeca essas alergia sei lá se é muita cerveja só sei que é horrível, VC fez algo ?

  9. Luciana

    at

    Olá, quando tomo cerveja, já no segundo copo começo a espirrar e já fico com congentão nasal, continuo tomando e mais ou menos no Setimo copo fico com nauseas. Será que é alergia ao alcool?

  10. Alex Sandro

    at

    Eu sempre bebi muito e nunca tive nada, mas de um tempo pra ca quando bebo o meu corpo parece que vai pegar fogo, fico pálido igual um papel e depois que me deito pra descançar”isso bêbado”meu coraçao dispara, e ja fiz varios exames do coração como: Eletrocardiograma, ergometrico, raio x, e ate ecocardiograma e nenhum deu nada estao perfeitos, sera que fiquei alergico ao alcool? E agora como vou tomar aquela cervejinha do fim de semana 🙁

    • Nicolas

      at

      O meu tbm e da uma falta de ar do caramba se descobriu oque é me avise agradecido

  11. elvis coutinho

    at

    wagner , tbm sinto esses sintomas depois q exagero na cerveja falta de ar dificuldade de engolir sensaçao de desfalecimento paraci q vou infartar depois só passa quando tomo um coprimido de diazepan de 10 ml

  12. Nati

    at

    Ola , tbm tenho alergia a alcool , a uns dois anos pra ca , toda vez que bebo qualquer tipo de bebiba alcoolica , aparecem bolinhas tipo espinhas no meu rosto , fica todo avermelhado , coça , arde e só melhora apos tres dias. Oqe eu faço ???

  13. Ricardo Aires

    at

    Bom eu também tenho tido esses sintomas
    mas reparei que de estomago cheio e começando com uma cerveja leve
    as vermelhidões e coceiras não aparecem fica a dica galera pode ser que eu tenha ajudado valeu

  14. Águida Thais

    at

    Oi gente, sempre tomei bebidas alcoolicas e nunca deu nada, em um belo dia, tomei um gole de vinho e fiquei vermelha no rosto e algumas manchas pelo corpo, e parece que tô pegando fogo, as vezes as manchas do rosto ficam com um pequeno relevo, e isso é com qualquer bebida cerveja, vinho, wiski, vodca… qualquer coisa que tenha álcool e o mais engraçado é que nem sempre dá a alergia é só as vezes.

  15. Vanessa santos

    at

    Pessoal tenho vários dos sintomas que relataram aqui, principalmente com cerveja e vinho, coceiras na palma das maos e solas do pés , vermelhidão pelo corpo, inchaço boca e olhos. Já fui num dermatologista e nada. Se alguém souber da cura mandem um email vanessasantosbauru@gmail.com

  16. Anice Holanda

    at

    Definitivamente nessas últimas semanas, constatei que faço parte desse time. Após experimentar voltar a beber um pouquinho socialmente, provando vinho, cerveja e martíni, depois de ter sentido anteriormente sintomas de rubor e prurido. Os sintomas voltaram mais forte e após todas as tentativas!!!
    Pronto: condenada à sobriedade!!!!!!
    Vamos para frente!!!

  17. Pitty

    at

    Nossa pessoal tbm nunca fui alergica a nada e hoje me encontro a im yempo c co eiras horriveis noeu ouvido toda vez qe tomo cerveja..p0rqe ser??

  18. Pitty

    at

    Nunca fui alergica e toda vez qe tomo cerveja ..eu tenho uma coceira insuportavel em meus ouvidos…vhego machuca de tanto qe eu coso

  19. gilson

    at

    Não tem o habito de beber bebida alcoólica, mas quando bebo sempre acordo com o coração acelerado.
    Pode ser alergia?

  20. jose fernandes

    at

    de uns tempos pra k comecei a sentir esses mesmo sintomas e só tomar cervejas ou vinho e me da alergia
    e fadigaçao fico com o rosto avermelhado e costa e torax e apredi uma forma de resolver o problema na hora que estou bebendo. é cimples tomando bastante agua durante todo tempo que estou bebendo e continuo tambem na hora que paro no meu caso tem resolvido desaparecendo o cintomas muito rapido…

  21. A MESES QUE ESTOU NOTANDO QUE QUANDO CONSUMO ALCOOL PRINCIPALMENTE CERVA FICO VERMELHO QUAZE ROXO ,AS PESSOAS FICAM ASSUSTADOS QUANDO ME OLHAM NO OUTRO DIA FICO NORMAL, FAÇO USO DE MEDICAMNETOS COMO CALMANTES P DORMIR, SERA QUE TEM ALGO COM O USO DE CALMANTE OU VIREI ALÉRGICO A ALCOOL, ALGUEM PODE ME DAR UMA OPINIÃO ?

  22. Patrick Pagehu dos Santos

    at

    Ei Galera, eu tenho 20 anos, eu comecei beber com 17, e tipo assim, nunca tive problemas com nenhum tipo de bebida, tomava de tudo, mas a mais o menos 1 ano, quando estava bebendo vodka, começou a aparecer bolinhas vermelhas, em todo meu corpo, todo mesmo, principalmente rosto e o tronco, então parei de beber vodka, mas ai apareceu com alguns tipos de cachaça, tive q parar também, tive q substituir vodka por Bacardi Big apple, só q fica mt caro, e agora só bebo vinho e cerveja, mas estou notando que aos poucos essas manchinhas vão aparecendo, sera q vou ter q parar de beber… 🙁

  23. Joedson

    at

    Quando eu bebo, a bebida alcoólica acima de certa quantidade ou bebidas quentes. Logo no outro dia placas vermelhas aparecem no braço,penas,cintura mas logo some após alguns dias e corsa e as mãos incha um pouco. Tenho q bb muito líquido ou toma remedio.

  24. Karine

    at

    Bom dia galera!
    Tenho todos os sintomas! Corpo todo vermelho, congestão nasal, náusea, dor de cabeça, coração acelerado, parece que vou infantar!alguém há fez teste em algum médico e é algo grave?

  25. Rafel

    at

    Alô pessoau,eu TB tenho esse tipo de sintomas, quando exagero no ALCO referente à qualquer bebida cerveja,vodka um caipirinha e ECT,quando mim deito eu sinto meu coração meio que acelerado falta de ar dores no ombro esquerdo isso vai até ná ressaca TB já parei no hospital fizerao teste pq pensavao que era infarte mas não era nada só aquela falta de ar muito grande o corpo muito quente,sera que isso é alergia?mas já fi teste comigo MSM passei mas de meses sem bebê e não mim aconteceu nada,tirei um final de semana para bebê para ver se os sintomas voltavam, e sim,volto então tá ná cara que eu tenho alergia à o ALCO!

  26. Anonimo

    at

    Bom, sempre que tomo cerveja fico com uns vermelhão começando pelo pescoço, e algumas vezes tenho coceiras. Mas isso acontece só quando tomo cerveja, quando tomo outras bebidas alcoólicas não acontece será que tenho alergia a alguma substância da cerveja ? Alguem pode me ajudar. Desde já obrigado.

  27. Marcos Antonio de Lima

    at

    Olá pessoal, estou passando pela mesma situação pois bebo normalmente todos finais de semana, até que então fui beber em um sábado desses e após o primeiro copo meu rosto começou a ficar vermelho e desceu espalhando pela região do peito, no mesmo dia fui para o médico ao qual me receitou um antialérgico.
    Após uma semana sem desconfiar o que era, bebi novamente e os sintomas voltaram, preocupado resolvi fazer uma pesquisa pelo google até que encontrei esse site, e vi que não sou um único que está passando pela essa situação. Pretendo ir ao médico até descobrir o que é, por que ficar sem beber ninguém merece né, abraços.

  28. Elisa

    at

    Eu também tenho o mesmo problema e nem preciso beber muito, 3 latinhas é o suficiente para que eu fique com sintoma de asma. Já fiz ecocardiograma com doppler e insuficiência respiratória não é, mas vi matérias que o álcool pode desencadear reações alérgicas. Sou alérgica à poeira desde criança mas o problema começou há uns 2 anos e não é em toda ocasião.

    • Ilda

      at

      Quando bebo vinho tinto fico com coceira nos pés que começa pelo dedão. e a pela fica preta será que é mesmo do vinho

    • José Santana

      at

      Tenho os mesmoa sintomas q vc Elisa

  29. RENATO

    at

    QUANDO BEBO CERVEJA COMEÇO A ESPIRRAR… DEPOIS FICO QUENTE MESMO E AGORA TENHO TIDO ERUPÇÕES CUTÂNEAS NO ROSTO DE FORMA ANORMAL… NÃO SEI O QUE É ISSO… SÓ BEBO CERVEJA…. E ESPIRRO MUITO É ESTRANHO.

  30. Cida santos

    at

    Eu sempre gostei muito de cerveja e Nao tinha nada .a uns dois anos descobri q sou alérgica ao vinho pois tinha muita coceira na região das costas e barriga parei e melhorou e agora estou com o mesmo problema ao ingerir cerveja sera q e algum componente ou o álcool em si.

  31. Ricardo

    at

    Olá eu também, desde sempre, é só tomar um copo de qualquer bebida alcoólica e meu rosto fica bem vermelho, descendo para o pescoço e peito. Parece que vou explodir.
    O jeito é parar de beber a não ser que alguém descubra algum anti-alérgico para álcool.

  32. Carlos

    at

    Solução , pelo menos provisória , tenho o mesmo problema de muitos aqui e o único remédio que curta a coceira chama-se ZINA genérico DICLORIDRATO DE LEVOCETIRIZINA genérico custa $14,00
    Valeu !!

    • Wilson Soares

      at

      Como assim coceira? O que sentimos ao beber é vermelhidão no rosto, coração acelerado e falta de ar. Resolveu com esse remédio ai? Como voce toma antes de beber?

  33. José Santana

    at

    Tenho o mesmo problema de todos vcs eu tomo bebidas alcoolicas desde os meus 18 anos e só agora isso aconteceu meu recado pra todos nós é q temos q parar de bb mesmo saúde tem q ter prioridade fica a dica .

  34. Paula Rafaella

    at

    Pessoal,
    Muito cuidado com os sintomas que vocês estão sentindo, fiz questão de ler todos os comentários.
    Eu comecei assim, subestimava, não deixava de beber e nem mesmo moderava.
    Tive que passar um “perrengue” pra aprender a lição e cortar definitivamente a bebida.
    Eu tenho todos esses sintomas por voces aqui narrado e também os da própria matéria.
    Cheguei um ponto que nem 3 copos de cerveja meu corpo tolera. Fui fazendo o teste com todos os tipos de bebidas, mas nenhuma foi aceita pelo meu organismo.
    Um dia, eu acordei com falta de ar, congestionamento nasal, formigamento nos pés, mãos e rosto… Aí foi piorando e meu corpo inteiro começou a formigar. Perdi completamente o comando das pernas. Na verdade, nem as sentia. Parecia que não as tinha. Tive que me jogar da cama e me arrastar no chão (como uma paralítica) até a cozinha e chamar o porteiro pelo interfone pra me socorrer. O formigamento era tanto que não conseguia manter os olhos abertos.
    Fui pro hospital e graças a Deus ficou tudo bem. Mas tive que ficar internada e observação.
    Peço que tomem cuidado, pois no início meus sintomas não eram tão faraônicos assim… Eram como o de vocês…
    Como diz a meteria, os riscos podem ser pequenos, mas também extremos. Então não ignorem as reações do corpo e não bebam até que descubram o que realmente pega com vocês.
    Todas as minhas cicatrizes também ficam avermelhadas e inchadas. Nesses incluem até as tatuagens que tenho no corpo, os desenhos/formatos ficam em alto-relevo.
    Meu rosto não fica um lugar pra colocar a ponta de uma agulha, que não empole cheio bolinhas muito próximas vermelhas e um pouco salientes.
    Volto a insistir, no começo os sintomas eram como o de vcs, e vejam que ponto cheguei por teimosia.
    Grande Abraço,

  35. Edivaldo

    at

    Olá eu tenho tido os mesmos sintomas apenas 2 copos foi o suficiente para me dar uma tremenda dor de cabeça já está durando 3 dias! !!!

  36. damis

    at

    Que doideira gente, eu sinto uma forte congestação nasal e espirro muito…. meu marido chegou a contar mais de 50 espirros apos uma caipirinha!!!! coisa de louco, ainda bem que não é com café!!!! estaria perdida!!!! 🙂

  37. Maria do Carmo

    at

    Tenho fibromialgia e quando bebo as dores pioram bastante! Acordo com o corpo rígido e cheio de dores. É horrível! !

  38. Nailson

    at

    tenho também, os mesmo citomas meu rosto fica vermelho parece que vou explode, sinto falta de ar.

  39. Wilson Soares

    at

    Fico com rosto e peito vermelhos, além do coração acelerado e falta de ar. Já faz 2 anos. Fui ao hepatologista e os exames do figado estão ótimos. Não tenho doença. Ele disse que o problema é numa enzima que o figado deixou de produzir para metabolizar o álcool. Pelo menos ele disse não haver remédio para voltar ao normal.

  40. Sil

    at

    Sinto dores forte atras da orelha como uma ferruada é doloroso qdo bebo uma latinha de cerveja e vinho…mas já aconteceu com refrigerante

  41. JOSÉ XAVIER SILVA

    at

    No começo, a uns 6 anos atrás, eu bebia e apenas não lembrava o que havia bebido e o que havia feito. Aos poucos fui ficando irritado, nervoso, querendo brigar com todos. Começaram então a aparecer manchas, bolinhas tipo espinhas as quais na sequencia iam furando e secando. sequencias

  42. CARLOS PEREIRA DOS SANTOS

    at

    Eu sinto muita coceira nos pés e nas mãos e após alguns dias começam a descascar como se estivesse trocando de pele,muito chato e irritante isso…vou parar de beber a grladinha…minha saúde e minha vida valem muito mais que um simples copo de cerveja!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!