Saúde

Carne vermelha associada ao câncer de próstata

By  | 

Cardiologistas já consideram a tão apreciada carne-vermelha como uma grande vilã que obstrui as artérias. E agora eles tem mais um motivo para reafirmar essa teoria, pois um um novo estudo descobriu que os homens correm um risco maior de desenvolver câncer de próstata agressivo se consumirem uma grande quantidade de carne moída e outras carnes vermelhas, especialmente se a carne é grelhada.

Os homens (participantes do estudo) que comeram cerca de duas porções de hambúrguer ou bolo de carne por semana, apresentaram uma probabilidade duas vezes maior de serem diagnosticados com câncer de próstata agressivo ao contrário dos homens que não tinham o hábito de comer nehum tipo de carne. Mas a maior parte do aumento desse risco pode ser atribuído à forma como a carne foi cozida. Quando os pesquisadores analisaram apenas com os homens que costumavam comer hambúrger, carne grelhada ou assada, os números mostraram uma história diferente.

Os homens que comiam hambúrguers (bem passados) frequentemente, apresentavam o dobro do risco de câncer, enquanto que aqueles que comiam hambúrguer raramente (mal passados) tiveram um aumento insignificante. Um padrão semelhante foi observado com bife grelhado ou assado.

Esta é outra peça de evidência para a noção de que a carne vermelha, carne grelhada particularmente, contém substâncias cancerígenas que podem estar relacionados com o câncer de próstata.

Quando a carne estiver cozida, grelhada ou assada em altas temperaturas sobre uma chama aberta, ocorre uma reação que provoca a formação de dois produtos químicos: aminas heterocíclicas (HCA) e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs). Em estudos com animais, estes produtos químicos mostraram que são causadores de vários tipos de câncer, incluindo câncer de próstata.

Embora até agora esteja bem estabelecido que a carne vermelha de fato aumenta o risco de doenças cardíacas e câncer colo-retal, o seu papel em relação ao câncer de próstata ainda não está totalmente claro. Numerosos estudos tem investigado uma possível ligação entre o consumo de carne e o risco câncer de próstata, mas os resultados tem sido inconsistentes.

Este estudo não mostra apenas os efeitos do alto consumo de carne vermelha no nosso organismo e a associação com o risco de câncer de próstata, na verdade, ele olha um pouco à frente, analisando o método de cozimento e seus efeitos. Ele ajuda a contribuir para a nossa compreensão de um mecanismo potencial na forma de [HCAs] e [HAP].

 

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!