Saúde

Causas da falta de memória, o que fazer para mantê-la sadia?

By  | 

Além do estresse, o grande volume de informações que recebemos a todo o momento também é responsável pela falha na memória. Os psicólogos chamam este fenômeno de síndrome da fadiga da informação, segundo a psicóloga Cynthia Green, coordenadora do programa de aprimoramento da memória da Escola de Medicina de Mount Sinai, em Nova York, quando estamos cheios de informações, é difícil se concentrar em algo que realmente precisamos nos lembrar depois.

Outros fatores que pode causar a falta de memória são a depressão e a ansiedade. Uma pessoa depressiva, por exemplo, se preocupa mais com o que a aborrece do que com os outros aspectos da vida, já o ansioso não consegue se deter muito tempo no mesmo assunto.

O estresse além de atrapalhar a concentração, interfere de outras maneiras, segundo pesquisas, suspeita-se que ele encolha o hipocampo e libere hormônios que danificam as moléculas que transportam energia, fazendo com que o cérebro fique sem força para trabalhar.

Existem muitas pesquisas sendo realizadas a fim de desenvolver medicamentos para melhorar o desempenho do cérebro e evitar a falta de memória, e poderão ser usadas inclusive no tratamento do Alzheimer. Mas enquanto as pesquisas ainda estão caminhando, muitas pessoas estão fazendo uso de remédios fitoterápicos como o ginkgo biloba, ele deixa o sangue menos denso, facilitando o transporte pelos vasos a fim de levar mais energia e oxigênio ao cérebro, além de degradar a enzima MAO (que atrapalha as comunicações cerebrais), combate os radicais livres, responsável pelo envelhecimento dos tecidos. Praticar exercícios físicos aeróbicos também é um meio garantido para manter uma boa memória, pois ativa a circulação do sangue, reduz o estresse e a ansiedade.

Manter uma dieta balanceada também contribui, uma pessoa que ao sair de casa pela manhã sem se alimentar, corre o risco de comprometer sua memória pela manhã. Ler também é um ótimo exercício para a memória, pois liga o conhecimento que você está recebendo com os que você já tem, e esta associação constrói uma rede de lembranças.

Enquanto os remédios para memória não ficam prontos, pratique exercícios, tenha uma dieta balanceada e leia muito, alem de exercitar a memória, você vai ter uma qualidade de vida aliada a bons conhecimentos.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!