Saúde

Como evitar a prisão de ventre

By  | 

A prisão de ventre é muito comum, especialmente entre as mulheres e crianças. Ela pode se manifestar por diversos fatores, em destaque pela má alimentação. Muitas pessoas entretanto acabam tendo o intestino preguiçoso. Mas este problema pode ser solucionado com uma simples mudança de hábitos.

Do ponto de vista médico, é considerada prisão de ventre ou constipação intestinal, quando a pessoa evacua por três vezes por semana ou menos, sendo que em pelo menos uma delas apresente grande esforço para tal. Muitas pessoas tem problemas de fezes ressecadas e notam algum esforço ao evacuar, não se tratando necessariamente de prisão de ventre.

Caso a sua dificuldade não se resolva com uma mudança de hábitos, é importante que você procure um médico, que indicará medicamentos adequados. Vale lembrar que os laxantes e mesmo alguns chás com este efeito, podem irritar o intestino ou até viciá-lo, fazendo com que ele não funcione sem o uso do remédio. Laxantes devem ser usados so em casos extremos, em que a pessoa fica muito tempo sem ir ao banheiro.

O principal a ser reeducado é a alimentação. É a partir daí que o intestino pode funcionar normalmente ou não. Você deve consumir muitos vegetais, especialmente aqueles que sejam ricos em fibras. Cereais também devem ser acrescentados a sua dieta, sempre acompanhados do consumo de muita água (pelo menos oito copos por dia, incluindo os sucos naturais) para hidratá-los. Substituir os alimentos refinados pelos integrais é muito mais saudável e contribui para um bom fluxo intestinal.

As gorduras benéficas, como as fornecidas pelo azeite, abacate, castanhas e óleo de coco ajudam a manter o intestino mais hidratado, o que facilita a passagem das fezes e estimula a sua liberação.

O ideal é que você beba o primeiro copo de água do seu dia em jejum. A atividade física é fundamental para manter o corpo em ordem e o seu intestino também. Especialmente se você sofreu um ganho de peso ou aumento da circunferência abdominal, a musculatura da região perde muita força, o que dificulta o trabalho de eliminação das fezes. Fazer diariamente abdominais, combinadas a outras atividades físicas é excelente para manter o abdomen em dia e o intestino funcionando bem. Você pode fazer exercícios apenas por alguns minutos, desde que mantenha uma boa frequência.

Para conseguir melhorar a prisão de ventre de maneira simples, você pode tomar em jejum um copo de água com uma colher de linhaça e aveia trituradas. O ideal é que pelo menos nos primeiros dias você adote este hábito de maneira regular, até que o seu intestino comece a responder por conta própria e isto não seja mais necessário.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!