Saúde

Como proteger sua saúde no inverno

By  | 

Números da Organização Mundial de Saúde – OMS revelou que 30% da população mundial sobre com alergias. Até o fim do século, metade do povo brasileiro também vai sofrer com as alergias, de acordo com especialistas.

Nas épocas mais frias do ano como outono e inverno, casos de doenças respiratórias desenvolvidas a partir das alergias aumentam, isso porque o tempo está seco, a umidade do ar está baixa, os níveis de poluente de ar estão maiores – efeito conhecido como inversão térmica, os poluentes são retidos por uma camada de ar frio e mais pesada, desta forma ela fica mais próxima da superfície e os vírus do resfriado e da gripe estão circulando.

O HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, recebe 30% a 40% a mais de pacientes com queixas de doenças respiratórias, as mais comuns são rinite, sinusite, asma e bronquite. Conheça melhor essas doenças e saiba como tratá-las.

Rinite – trata-se de uma inflamação na mucosa do nariz, pode ser causado por vírus e bactérias, os sintomas mais comuns são produção de muco e nariz escorrendo. Deixar o ambiente limpo, tratamento com medicamentos e vacinas antialérgicas são alguns dos tratamentos.

Sinusite – inflamação nos seios paranasais, causada por fungo, vírus ou bactéria. Caracteriza-se por febre, coriza, espirro e dor de cabeça forte. Pode ser tratada com corticóides e antialérgicos.

Asma – doença que obstrui ou reduz o fluxo do ar para os pulmões, pode ser causada por elementos externos ou genéticos. Entre os sintomas estão dificuldade e chiado ao respirar e tosse com ou sem catarro. Compõem o tratamento medicamentos antiiflamatórios e os broncodilatadores.

Bronquite – é a inflamação dos brônquios pulmonares e pode ser causada por vírus ou bactérias. Cansaço, catarro, tosse e falta de ar são alguns sintomas que podem ser tratados com broncodilatadores e expectorantes.

O pneumologista do HCor, Dr. Carlos Carvalho separou alguns cuidados importantes para essa época do ano:

– Hidrate-se
– Não frequente ambiente com poeira;
– Evite o fumo e contato com pessoas resfriadas;
– O ambiente deve estar arejado;
– Respire pelo nariz, as narinas filtram o ar que entra;
– Deixe sua roupa de cama exposta ao sol;
– Tenha uma dieta balanceada.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!