Sem categoria

Como se adaptar ao horário de verão?

By  | 

Quando o horário de verão chega e temos que adiantar os relógios em uma hora, muitas pessoas costumam ter problemas para se adaptarem ao novo horário. Por outro lado, muitas pessoas preferem o horário de verão, pois como é comum demorar mais para escurecer, temos a impressão que o dia ficou maior. No entanto, muitas pessoas se queixam pelo fato de perderem uma hora de sono, e essa adaptação pode levar alguns dias ou até mesmo meses.

Outro fator que ainda pode ser determinante, é o fato da mudança de horário ocorrer no fim de semana, quando as pessoas costumam sair e não se importam muito com horário. Dessa forma, nosso relógio biológico fica ainda mais desorientado. Essas mudanças podem causar aumento da sonolência diurna, que resulta em deficiência da capacidade mental e física. Os mais propensos a ter problemas com a mudança para o horário de verão são pessoas que tendem a acordar um pouco mais tarde  e não sentem sono no início da noite.

É importante começar a adaptar-se ao novo horário dias antes da mudança, agendar alguns dias antes da mudança e avançar o relógio gradualmente, para que a mudança seja natural. Dê ao seu corpo de três a quatro dias para se ajustar à nova programação de tempo.

Reduzir ou evitar o consumo de álcool, nicotina e cafeína na noite em que irá ocorrer a mudança, que pode tornar mais difícil para o relógio interno para se adaptar à mudança de horário. Essas dicas também valem para as crianças, sendo que, os pais devem ter ainda mais atenção na adaptação das mesmas, já que as crianças não estarão atentas para tais assuntos.

Por isso, controle o horário das crianças e siga o mesmo processo, aumente o horário progressivamente dias antes da mudança de horário. Lembrando que jogos, TV, refrigerantes e alguns doces podem tirar o sono dos pequenos, por isso, é importante criar um ambiente que induza ao sono horas antes da criança ir para cama.

Outra dica, que geralmente é usada por adolescentes, é colocar o despertador para tocar 15 minutos antes da hora de acordar, nesse meio tempo o corpo terá energia suficiente para realizar as atividades necessárias de forma mais eficaz. Além disso, alguns jovens programam seus toca-cds para despertarem com suas músicas preferidas, o que de fato é uma excelente idéia, já que a música tem o poder de fazer nosso corpo liberar cortisol e adrenalina, o que sem dúvida alguma irá espantar o sono.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!