Sem categoria

Noites bem dormidas

By  | 

Um estudo norueguês realizado pelo Departamento de Saúde Pública da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, em Trondheim, revelou que 1/3 da população tem problemas para dormir e buscam ajuda médica para solucioná-los.

As noites mal dormidas refletem durante todo o dia do paciente, entre os sintomas mais comuns estão o cansaço, a sonolência e até a redução da memória. Pessoas mais agitadas, normalmente dormem menos que o necessário e podem apresentar também sinais de depressão.

Porém, existe uma solução para esse problema, revelado pela American College Sports Medicine, a prática de exercícios físicos por pelo menos 30 minutos, que promove o equilíbrio durante o sono e qualidade de vida.

A melhoria na hora de dormir acontece porque quem se exercita tem o sono estendido em etapas mais profundas, permitindo um descanso maior e, com isso, mais disposição para o dia seguinte.

Os especialistas apontam a endorfina, substância liberada pelo corpo, durante os exercícios, como a responsável pelas noites bem dormidas. Os números revelam que os obesos demoram cerca de dez minutos para dormir, enquanto as pessoas que se exercitam regularmente, demoram apenas sete.

Problemas respiratórios

O ronco e a apnéia, interrupção da respiração durante o sono, podem ser diminuídos com as corridas, que exigem mais do aparelho respiratório do paciente que a musculação. A prática de atividades e esportes atua como auxiliar no tratamento de distúrbios de sono e pode ser somado a, por
exemplo, reeducação postural.

A gerente de marketing da Duoflex, indústria especializada em tecnologia do sono, Renata Federighi explica que a posição lateral é a mais indicada na hora do sono, somada a um travesseiro que ocupe o espaço entre o colchão e a cabeça.  Segundo Renata, essas medidas vão aumentar a disposição da pessoa e diminuir as dores no corpo durante o dia.

Durante o sono, o corpo recupera as fibras musculares através da síntese de proteínas, aprimora as funções cognitivas, tornando o indivíduo com maior capacidade para a prática de exercícios físicos, formando assim, um ciclo de vida saudável. O período regular de sono é de 8 horas por noite e o ideal é realizar as atividades físicas, pelo menos,  quatro horas antes de dormir.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.