Ter uma vida saudável reduz significativamente o risco de morte súbita por ataque cardíaco em mulheres. Os pesquisadores analisaram dados de cerca de 85.000 mulheres na terceira idade, e os resultados foram surpreendentes. Durante 26 anos, houveram 321 casos de mortes provocadas por ataque cardíaco entre essas mulheres. A idade média das mulheres que morreram era de 68 anos.
Cinco fatores de estilo de vida de baixo risco foram associados a um menor risco de morte súbita cardíaca, são eles: não fumar, ter um índice de massa corporal inferior a 25, prática regular de exercícios físicos (30 minutos por dia, no mínimo) além de seguir uma dieta estilo mediterrânea, incluindo muitos legumes, frutas, nozes, cereais integrais, peixes e o consumo moderado de bebidas álcoolicas.
Outra dica importante é sempre que possível, fazer o que gosta e estar perto das pessoas que você ama, isso irá promover a felicidade e a alegria, afastando a ansiedade e a depressão, contribuindo significativamente para a saúde do coração e para o nosso bem-estar.
Mulheres que aderiram os cinco fatores de estilo de vida de baixo risco, apresentaram um risco 92% menor de morte súbita em relação as mulheres que não adotaram o métododo. A pesquisa é um alerta para o aumento constante de mortes súbitas provocadas por ataque cardíaco. Além disso, outras pesquisas já mostraram que o consumo excessivo de álcool e outras substâncias, tem um impacto muito maior no organismo feminino em relação ao masculino.
Mesmo na adolescência, meninas que tem o hábito de beber bebidas álcoolicas podem apresentar um défict de aprendizado e problemas de memória. Isso demonstra a fragilidade do organismo feminino em algumas áreas importantes. Entretanto, as mulheres se preocupam muito mais com a saúde do que os homens, por isso, excelentes resultados podem ser obtidos facilmente.
As mulheres apresentam uma expectativa de vida maior do que a dos homens, isso reflete a preocupação do sexo feminino com a saúde. Porém, a vida moderna oferece soluções práticas que podem ser extremamente perigosas para a nossa saúde, principalmente na área de alimentação. Os famosos “fast-foods”, deliciosos e rápidos, são os principais responsáveis pelo aumento da obesidade da população em geral.
Obviamente, não precisamos abandonar o que gostamos de fazer e pratos que adoramos comer, mas é importante estar sempre atento à nossa saúde, cuidando muito bem da alimentação, com uma dieta balanceada, e adotando hábitos saudáveis, garantindo longevidade e qualidade de vida.