Saúde

Diabetes e Atividade Física

By  | 

Existem dois tipos de diabetes. A tipo I tem como caracterísitca a destruição das células beta, usualmente levando a uma perda total  da capacidade do Pâncreas de produção de insulina. Já  a tipo II  se caracteriza principalmente pelo aumento da resistência à insulina, dificultando sua absorção pelo organismo.

Mas independentemente do tipo de diabetes, há uma perda na capacidade de metabolizar o açúcar, mantendo-o em excesso na circulação sanguínea. Felizmente pode-se diminuir esta concentração através de uma boa dieta, exercícios físicos e medicamentos.

Atividade física é um grande instrumento no controle dos dois tipos de diabetes.

De uma forma geral, atividade física é um grande instrumento no controle dos dois tipos de diabetes. Para quem sofre de Diabetes tipo I ela auxilia na manutenção da sensibilidade insulínica e no controle do peso corporal, além de promover um melhor aproveitamento da glicose pelos músculos. Este tipo de diabetes não tem cura, mas pode ser controlado.

Para prevenir a diabetes tipo II a atividade física é uma ótima ferramenta. Estudos científicos apontaram que 30 minutos de caminhada por dia previnem o aparecimento da doença.

Problemas circulatórios são um grande complicação para portadores de diabetes, principalmente nos membros inferiores e nos pés. Nesses casos os  exercícios irão auxiliar na diminuição da pressão sanguínea e melhora da circulação, aumentando a sensibilidade dos pés e sua capacidade de cicatrização.

Apesar dos benefícios, há também de se considerar os riscos da prática de atividade física. Porém os riscos da prática são muito menores  comparados aos riscos de sua ausência.  Durante a atividade física existe um perigo de pico hipoglicêmico, pois o organismo consome mais glicose porém não consegue repôr devido à deficiência nesse mecanismo. Sinais como batimentos acelerados, suor excessivo,  tremores musculares, e fome são sinais de que os níveis glicêmicos no sangue estão baixos.

Ser diabético significa que a prática de atividade física deve ser diária. Porém deve-se levar de forma moderada e nunca tentar ultrapassar os limites do corpo. É nesse contexto que entra o papel do orientador físico, que adaptará o programa de acordo com a limitação de cada indivíduo.

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!