Saúde

Dicas para aliviar a caspa

By  | 

A dermatite seborréica, mais comumente conhecida como caspa é uma inflamação crônica que se manifesta em partes do corpo em que a oleosidade é produzida em excesso. Quando isto ocorre no couro cabeludo, denominamos de caspa. A caspa também pode ocorrer em função de um fungo de origem natural, o Malassezia, que pode ser encontrado no couro cabeludo da maioria das pessoas.

Esse fungo se alimenta da oleosidade do couro cabeludo, e fabrica ácidos e outras substancias que provocam a irritação do couro cabeludo. A caspa tem aparência de lesões avermelhadas que coçam e descamam, pode ocorrer seca ou oleosa, sendo que a oleosa é conhecida como seborréia. A dermatite seborréica não é contagiosa, mas é a forma mais grave de caspa.

A caspa pode ser classificada de acordo com sua intensidade, como listadas abaixo:

Leve: Pequenos flocos esbranquiçados, próximos a raiz dos cabelos, so podem ser vistas com raspagem ou escovação.

• Moderada: Flocos soltos entre os fios, visíveis naturalmente, sem raspagem ou escovação.

• Intensa: Descamação acentuada dos flocos, de tamanhos variados, abundantes e visíveis na superfície do cabelo e nos ombros.

As causas da dermatite seborréica ainda são desconhecidas, mas alguns fatores contribuem para o agravamento, como alterações hormonais, estresse, clima seco ou frio, mudanças de temperatura, alimentação de baixo valor nutritivo, falta de proteínas.

Infelizmente não existe um tratamento que possa curar definitivamente a caspa, mas existem meios de controlar os sintomas, são medicamentos que podem ser encontrados em forma de shampoos, condicionadores, ou tônicos capilares, são eles:

• sulfeto de selênio

• piritionato de zinco

• corticóides

• cetoconazol

• ácido alfa-hidróxido (AHA)

A higiene do cabelo também é importante e para quem tem caspa reforçar este hábito faz muita diferença. É necessário lavar periodicamente os cabelos, pois a lavagem contribui para a remoção de agentes poluidores como poeira e elimina a oleosidade excessiva. Embora alguns acreditem que lavar a cabeça todos os dias cause a queda do cabelo, é importante salientar que isto não é comprovado.

A alimentação é também um recurso para pessoas que tem caspa, seguir uma dieta saudável pode contribuir muito no tratamento, adquira hábitos alimentares saudáveis, inclua frutas, legumes e alimentos ricos em proteínas, evite abusar de gorduras e açúcar. A caspa também tem relação com desnutrição e distúrbios digestivos, portanto uma boa alimentação vai ajudar na saúde do corpo e da pele do couro cabeludo.

Faça massagem capilar para ativar a circulação no couro cabeludo, pressione o couro cabeludo com a ponta dos dedos, é simples e cinco minutos por dia é o suficiente, além de relaxar.

Não coce, as unhas podem ferir o couro cabeludo, se isto acontecer use shampoos mais suaves até as feridas cicatrizarem.

Sempre que praticar atividades físicas, tome um banho e lave a cabeça para eliminar o suor, pois ele irrita o couro cabeludo e acelera a descamação das células da pele.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!