Saúde

Efeitos do cigarro

By  | 

Os efeitos provocados pelo cigarro parecem afetar os pulmões da mesma forma que a fibrose cística, uma doença grave, que afeta os pulmões e outros órgãos. É o que afirma um novo estudo realizado na Inglaterra, publicado na revista “Life & Health”. Os pesquisadores descobriram que, como a fibrose cística, o tabagismo leva à produção de um muco “pegajoso”, que provoca tosse seca e infecções.

Eles concluíram que os tratamentos de fibrose cística poderiam ser usados para tratar doenças relacionadas ao fumo e vice-versa. Fibrose cística interfere na movimentação de sal e água nas células que revestem os pulmões, as bactérias acabam ficando em “armadilhas” de muco espesso, resultando em infecções potencialmente fatais. Os pesquisadores também afirmaram que o fumo tem um efeito semelhante, resultando no muco que causa vários problemas de saúde, incluindo tosse seca, bronquite crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Esperamos que este estudo destaque a importância da hidratação das vias aéreas em termos de saúde do pulmão. Além disso, o novo estudo irá ajudar a oferecer um roteiro para o desenvolvimento de novas terapias para o tratamento de doenças relacionadas ao fumo.

Na condução do estudo,  os pesquisadores examinaram como a fumaça do cigarro afeta uma proteína que ajuda os pulmões a manterem-se hidratados, conhecida como CFTR. Eles descobriram que os fumantes tiveram uma queda de 61% na atividade dessa célula, em comparação aos não-fumantes.

O estudo também mostrou que a fumaça do cigarro reduziu a quantidade de líquido das células do pulmão (um efeito que durou pelo menos duas horas e meia após a exposição). Estudos anteriores já haviam mostrado que esta redução foi causada pela interferência na atividade da CFTR.

Os pesquisadores também descobriram que quando as células do pulmão são expostas à fumaça do cigarro foram tratadas com solução salina hipertônica (um tratamento para a fibrose cística), dessa forma, a quantidade de líquido da cobertura dessas células aumenta, indo para níveis mais normais, além de reduzir a quantidade de muco nos pulmões. Os autores concluíram que fumantes e pessoas com fibrose cística podem se beneficiar de alguns dos mesmos tratamentos.

Mas a linha de fundo permanece: O tratamento mais eficaz para a tosse do fumante seria largar definitivamente o cigarro. Felizmente, as estatísticas mostram que no último ano houve uma diminuição nas mortes causadas por câncer de pulmão e outras doenças relacionadas, obviamente, há muito à ser feito, no entanto, esses números refletem uma maior conscientização por parte da população.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!