Saúde

Estudo revela o aumento de aterosclerose entre os jovens

By  | 

Um novo estudo adverte que muitos jovens tem apresentado um espessamento anormal das artérias, chamado aterosclerose. Esse espessamento pode levar à doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e até mesmo à morte. Os pesquisadores examinaram cerca de 90 homens e 90 mulheres, com idades entre 18 e 35 anos. Os participantes não apresentavam doenças cardiovasculares ou fatores de risco, como diabetes, tabagismo, pressão arterial elevada, colesterol alto ou histórico familiar de doença cardíaca prematura.

Mesmo que os participantes não apresentassem nenhum desses fatores de risco tradicionais para aterosclerose, muitos apresentavam outros sinais da doença, como a circunferência da cintura maior e a gordura visceral cobrindo os órgãos internos do abdome e do tórax. As descobertas, que foram apresentadas dia 24 de outubro em um congresso realizado no Canadá (Vancouver), analisam pesquisas anteriores que já haviam revelado que cerca de 46% do público jovem em geral apresenta sinais de aterosclerose.

A proporção de jovens e adultos, aparentemente saudáveis, que são presumivelmente, “o retrato da saúde”, que já são portadores de aterosclerose é impressionante. Por isso, é muito importante realizar exames e check-ups regularmente.

As descobertas mostram que as medidas de gordura visceral são preditores de aterosclerose, mais eficaz do que simplesmente verificar o índice de massa corporal (IMC), uma medida que leva em conta a altura e peso.

Pessoas com maior quantidade de gordura visceral correm um risco maior de desenvolver aterosclerose (mesmo se eles são jovens e aparentemente saudáveis), além disso, podem se beneficiar de mudanças preventivas no estilo de vida em outras áreas. Obviamente, sabe-se que a obesidade pode ser a porta de entrada para diversas doenças, no entanto, o público jovem costuma não se preocupar com níveis de gordura e pressão arterial, o que pode trazer consequências negativas.

A avaliação dos níveis de gordura visceral é fundamental, além disso, é fácil e rápido de fazer, pois irá medir apenas a circunferência da cintura. Os jovens precisam entender que não estão isentos de problemas de saúde e também precisam cuidar da saúde. É extremamente importante gerenciar seus fatores de risco, seja qual for sua idade.

Na verdade, nunca é cedo demais para começar a cuidar da saúde. Por isso, é muito importante adotar um estilo de vida saudável, praticando esportes, seguindo uma dieta saudável e evitando o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e tagismo. Dessa forma, estará dimuindo não só os riscos de doenças cardiovasculares, mas garantindo uma saúde perfeita de forma geral.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!