Saúde

Fibras contra a constipação infantil

By  | 

Muitas crianças sofrem de constipação crônica, e para combatê-la, fibras parecem ser mais eficazes que diversas outras drogas. Uma revisão de nove estudos anteriores analisou cerca de 640 crianças (até 18 anos de idade) com constipação funcional, que não apresenta causa física conhecida.

Foi descoberto que  alguns suplementos de fibras apresentavam melhores resultados em relação a placebos, reduzindo a dor abdominal e melhorando a frequência e a consistência das fezes. Outros tratamentos não-farmacológicos (incluindo prebióticos e probióticos) que ajudam a restaurar o equilíbrio do aparelho digestivo de “bactérias boas” e o aumento da ingestão de água ou terapia comportamental, eram considerados de pouca utilidade, o que de fato confunde alguns médicos. No entanto, vale destacar que aumentar a ingestão de água ajuda na criação de hábitos intestinais normais.

A falta de estudos detalhados sobre a prisão de ventre infantil torna difícil determinar quão credíveis são os resultados. Os resultados devem ser vistos com cautela, por isso, estudos futuros com padrões uniformes são necessários para obter respostas definitivas.

A prisão de ventre costuma afetar muitas crianças pequenas que normalmente consomem alimentos processados. Uma dieta pobre em fibras, repleta de pães, massas, arroz, bolachas e produtos lácteos, são os principais culpados para a prevalência de constipação crônica em crianças no mundo.

Com o tempo, a constipação crônica acaba prejudicando o desenvolvimento de uma criança, e pode perturbar o funcionamento psicológico e social da mesma. Quando os pais relatam que a criança não gosta de usar o penico, a primeira coisa que muitos médicos fazem é perguntar aos pais sobre a dieta da criança constipada.

Em seguida, devem sugerir o corte de alimentos processados e adicionar alimentos e suplementos ricos em fibras. Laxantes e outros medicamentos suaves também podem ser recomendados. Não podemos obrigar uma criança de 3 anos ou qualquer que seja a idade, a comer determinado alimento, por isso, é importante cortar alimentos processados e aumentar a quantidade de ​ frutas e legumes na dieta da criança.

Dessa forma, os bons resultados não demoram a aparecer. O único problema de laxantes e estimulantes (que são considerados potencialmente viciantes) é efeito rebote, dessa forma, com o passar do tempo não apresentarão os mesmos resultados. Muitas vezes os pais não usam os medicamentos corretos e não oferecem uma alimentação saudável a seus filhos. A constipação não é um problema sério, no entanto, é importante tratá-la com cuidado, para que problemas maiores não venham a contecer.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!