Saúde

Ficar muito tempo sentado aumenta o risco de câncer de cólon

By  | 

Atualmente, é normal trabalharmos muito tempo sentados em frente ao computador, no entanto, essa rotina pode aumentar o risco de câncer de cólon. Em relação ao câncer de cólon e câncer de mama, é possível afirmar que há evidências convincentes que ser fisicamente ativo pode reduzir os riscos de desenvolve-los.

No entanto, isso não é o suficiente para atender as diretrizes das atividades físicas estabelecidas, como fazer 150 minutos de exercício por semana. Principalmente se você está gastando o resto do seu tempo sentado, como na frente de um computador ou assistindo tv. Para o câncer de cólon, exercícios físicos regulares podem reduzir o risco em até 35%. Isso também vale para o câncer de mama, onde os exercícios físicos reduzem o risco em até 26%.

Os pesquisadores encontraram a associação entre exercícios físicos e a redução de marcadores de inflamação, tais como uma proteína chamada C-reativa, o que pode explicar como as atividades podem reduzir o risco de câncer de mama.

No momento não há provas conclusivas de que aumento dos marcadores de inflamação que causam câncer são apenas teses ou realmente podem aumentar o risco de desenvolver câncer. No entanto, é importante realizar atividades físicas com frequência e neutralizar o risco de levar uma vida sedentária.

Além disso, se o seu trabalho exige que você passe horas sentado, é indicado fazer algumas pausas ao longo do dia, levantando-se algumas vezes, o que com certeza diminui o risco de hemorroidas  e câncer de cólon. Especialistas estimam que a maioria das pessoas costumam passar 8 horas do seu dia sentados, incluindo as refeições, deslocações para o trabalho ou escola, trabalhando no computador e assistindo televisão. Profissionais que trabalham em escritório chegam a passar 75% de seu tempo sentados. Nunca é tarde demais para começar a se exercitar, e dessa forma reduzir o risco de câncer de cólon, além de obter outros benefícios para a saúde de modo geral.

É necessário tentar manter um peso corporal saudável, especialmente depois 30 anos de idade, onde é mais difícil perder peso. É importante entender que a soma de alguns fatores podem aumentar esses riscos de forma significativa. Da mesma maneira, se adotarmos um estilo de vida saudável, estaremos nos previnindo contra diversos tipos de doenças.

Por isso, seguir uma dieta equilibrada e praticar excercícios físicos regularmente é extremamente importante para garantir uma saúde perfeita, afastando os riscos de possíveis doenças.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!