Saúde

Fique atento aos sintomas da Diabetes

By  | 

Diabetes é um problema de saúde sério que atinge 12 milhões de pessoas no Brasil, essa doença está tão impregnada entre os brasileiros pelo menos 21,6% dos brasileiros com mais de 60 anos possuem diabetes de acordo com o IBGE.

Para cuidar desta doença que atinge 5,6% da população adulta no país é preciso que o diagnóstico dos sintomas seja rápido e eficiente, por tanto é importante ficar esperto em características como:

Perda rápida de peso. Este é um dos sintomas mais visíveis dos portadores da diabetes que no primeiro estágio da doença chegam a perder mais de 10 quilos em um curto período de tempo.

Feridas em pessoas com elevados níveis de açúcar no sangue demoram para cicatrizar, além de ser um sintoma da diabetes, essa característica da doença também é muito perigosa, já que ferimentos que não cicatrizam podem infecionar e provocar amputamentos ou até mesmo a morte.

diabetes

É preciso ficar muito esperto com sintomas mais sutis como sede excessiva, aumento na frequência de vezes em que a pessoa urina por dia, além do mais o diabético sente muita fome, esse aumento no apetite ajuda a manter os níveis de açúcar alto no sangue. A Diabetes ainda provoca cansaço fora do comum, atrapalhando nas atividades diárias do portador da doença.

Quem mais precisa ficar atento a esses sintomas são as pessoas que pertencem a grupos de risco para a aquisição da Diabetes.

Questões como stress emocional, pessoas com níveis altos de colesterol no sangue e quem está acima dos 40 anos também estão na lista de grupos de risco da diabetes tipo 2.

Pessoas que possuem histórico da doença na família também devem fica de olho aberto para os sintomas que atingem um diabético, afinal, hereditariedade é uma característica desse mal.

O sedentarismo também é um inimigo declarado dos níveis adequados de açúcar no sangue. Pessoas que não tem qualquer atividade física possuem maiores tendências a adquirir diabetes que quem pratica exercícios físicos regularmente. Outro fator de risco ligado ao estilo de vida é a obesidade. Pessoas com excesso de peso possuem muito mais chances de desenvolver a diabetes tipo 2.

De longe a prevenção é a melhor saída para o lidar com a diabetes, já que o tratamento para esta doença envolve fortes restrições alimentares e não raramente injeções diárias de insulina, um hormônio usado para equilibrar os níveis de açúcar no sangue do portador da doença.

Manter os olhos atentos aos sintomas e criar um estilo de vida saudável é a melhor forma de lidar com a diabetes, principalmente para quem está dentro dos grupos de risco para a aquisição da doença.

Mais uma vez o cuidado com o próprio corpo é a maior arma que uma pessoa pode ter para a garantia de uma vida saudável e duradoura.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!