Saúde

Alimentos Que Ajudam no Controle da Hipertensão Arterial

By  | 

A hipertensão arterial é um mal que vem atingindo milhares de pessoas de todos os locais e idade a cada ano, sendo causada por fatores genéticos, por hábitos alimentares ruins (consumo excessivo de sal, gordura etc), excesso de peso, sedentarismo e consumo excessivo de álcool.

Quem já tem esse problema precisa de acompanhamento médico constante, mas também precisa adotar hábitos de vida saudáveis para evitar problemas piores, como acidentes vasculares e doenças cardiovasculares que podem ser incapacitantes e levar à morte.

Assim, além da medicação receitada pelo médico, é fundamental controlar a alimentação, evitar os fatores de risco,  manter o peso estável e fazer atividades físicas regularmente.

Existem alimentos que são essenciais para quem deseja controlar a hipertensão, como por exemplo:

alimenots (1) alimenots-1

1- Romã: o suco da romã, se tomado diariamente, reduz o colesterol ruim, aquele que está relacionado com o entupimento dos vasos. Além disso, a romã é altamente antioxidante, o que beneficia o organismo como um todo e ainda evita o envelhecimento precoce.

2- Semente de Chia: a semente de chia, que vem sendo alardeada como emagrecedora, é um excelente coadjuvante no controle da hipertensão, já que é rica em ômega 3, que é anti-inflamatório, vasodilatador e ajuda a conter a agregação plaquetária.

3- Suco Integral de Uva: a uva é fonte de polifenóis, antocianinas e resveratrol, substâncias antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres e, também, ajudam a controlar a pressão e a prevenir males cardiovasculares.

4- Óleo de Alho: o óleo de alho, apesar do sabor forte, é essencial para os hipertensos devido à grande quantidade de alicina, que evita que o colesterol fique “preso” na parede das artérias e entupa os vasos. Como proporciona mais elasticidade aos vasos, ajuda na circulação e reduz a pressão. O gosto ruim, nesse caso, compensa!

5- Óleo de Peixe e alimentos ricos em ômega 3: alimentos com quantidades altas de ômega 3 são muito importantes para hipertensos, sobretudo por causa de suas propriedades vasodilatadoras, o que ajudam prevenir e controlar a hipertensão e os males cardiovasculares.

6- Cranberry: apesar de não ser muito consumida e conhecida aqui no Brasil, essa fruta, que é rica em quercetina e mirecetina, é indicada para controlar a hipertensão já que é antioxidante, aumenta o bom colesterol e reduz o colesterol ruim.

7- Cacau: o cacau, conhecido por ser a matéria prima do chocolate, é rico em catequina, epicatequina e flavonídes, que ajudam no controle do colesterol, melhoram o funcionamento dos vasos sanguíneos e reduzem a pressão sobre o coração, sendo ótimo, também, para evitar problemas cardíacos.

8- Óleo de Gergelim: o óleo do gergelim é uma gordura do bem que ajuda a reduzir o colesterol ruim. Além disso, é fonte de ômega 3, ômega 6, ômega 9 e de vitamina E, o que significa que é antioxidante, vasodilatador, previne doenças cardiovasculares e reduz o risco de doenças como a aterosclerose.

9- Grãos: o grão de bico, o feijão, a lentilha e as demais leguminosas são fontes ricas de potássio, assim como a banana, o que ajuda a regular os níveis de água nas células e, consequentemente, melhorar a pressão arterial.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!