Saúde

Gripe e resfriado, qual a diferença?

By  | 

Muitos quantos possuem sintomas da gripe ou do resfriado costumam confundir ambos os males, se perguntar para a maioria das pessoas que possuem ou já tiveram gripe ou resfriado serão poucas as pessoas que saberão a diferença entre ambas, e muitas poucas pessoas saberão o tratamento para elas e seus sintomas.

A diferença básica entre a gripe e o resfriado é a de que a gripe poderá matar com os seus sintomas que surgem durante sua estadia dentro do organismo humano, o resfriado somente deixará a pessoa com os sintomas que na maioria dos casos deixa o corpo mole e com necessidade de descanso contínuo.

A gripe e o resfriado são causados por diferentes tipos de infecções, enquanto que a gripe é causada pelo virus chamado influenza, o resfriado é causado por diversos tipos de vírus. No ínicio da infecção os sintomas são muito similares, há o surgimento de nariz entupido e fortes ou fracas dores no corpo, é muito fácil confundir ambas.

COMO DIFERENCIAR GRIPE DO RESFRIADO?

Quando a gripe se instala no organismo da pessoa causa diversos sintomas que são bem mais agressivos se comparados com o do resfriado, além do nariz entupido e dores fortes no corpo veja os outros sintomas comuns:

  • Náuseas
  • Congestionamento das vias respiratórias
  • O sistema imunológica fica mais debilitado
  • Febres altas

A gripe se não for tratada adequadamente poderá evoluir para uma pneumonia, caso tenha dificuldade para diferenciar entre a gripe e o resfriado não espere a situação agravar para buscar o médico ou unidade médica mais próxima.

O resfriado tem sintomas muito parecidos com a gripe como o nariz entupido e dores que não chegam a ser fortes como no caso da gripe, poderá haver tosses, espirros, coriza no nariz que é a secreção expelida pelo nariz para tentar eliminar corpos estranhos no nariz.

Um resfriado jamais irá deixar uma pessoa sem condições para ir trabalhar ou para sair para diversão, o que é o contrário da gripe, mas, no começo de ambas os sintomas são muitos similares e será dificil identificar qual delas está instalada no seu corpo.

Depois de mais de 24 horas é que os sintomas irão tomando forma e como foi descrito anteriormente é que a gravidade dos sintomas e sua força é que fará a distinção entre uma gripe e um resfriado. nesse caso o recomendado é ficar em descanso em casa para não propagar para outras pessoas e tomar medidas de tratamento adequadas e receitadas pelo seu médico de confiança.

Quais dúvidas, perguntas ou outros deixe o seu comentário para contribuir e enriquecer o conteúdo desse artigo com sua contribuição e opinião!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!