Cercado de contradições acerca de sua origem, o chá, enquanto bebida apreciada pela sociedade, remonta à época da dinastia Tang, da China (618 – 907). Somente muito tempo depois é que os primeiros europeus conheceram o conheceram, através dos portugueses, que aportaram no Japão em 1543.
Logo, a bebida caiu nas graças do velho continente e se tornou figura carimbada entre as mulheres da elite europeia, para, em seguida, ganhar o público masculino. A maior parte das variedades do chá possui diversas propriedades medicinais. Que tal conhecermos os benefícios de algumas delas? Tire já do armário as xícaras da vovó e aprecie essa delícia de bebida, quente ou fria.
Curando a ressaca…
Nada como um bom chá de boldo para aliviar o mal-estar depois de uma noite de exageros alcoólicos. A erva também ajuda a eliminar a azia, as cólicas abdominais e os gases, pois age de forma a estabilizar a flora intestinal. É contraindicada para gestantes e seu consumo deve ser moderado, pois ela pode provocar vômitos e problemas no sistema nervoso, além de diarreia.
Calmante natural
O chá de camomila é uma excelente opção de calmante natural, além de suas propriedades antiespasmódicas e estimulantes da cicatrização, derivadas de seus componentes: os flavonoides e a cumarina. Por isso, pode ser usado para auxiliar o combate de gripes e resfriados, além de irritações na pele e cólicas menstruais.
É amargo, mas é bom
Já o chá de carqueja tem um gosto não muito agradável, mas, por outro lado, carrega vários benefícios. É comumente utilizado para o combate de complicações digestivas e hepáticas, além de ser um diurético e laxante natural. Ele também é indicado para quem deseja emagrecer e para o controle do diabetes.
A erva-mate
Outro amigo do controle da glicemia, o chá mate foi apontado em algumas pesquisas como agente que auxilia no combate ao colesterol ruim. Com muito mais antioxidantes que o chá verde, essa erva também colabora para na luta contra o envelhecimento precoce. No entanto, deve ser consumida com cuidado por pessoas hipertensas, por conter cafeína, o que pode afetar, além das pessoas que sofrem dessa complicação, a quem desenvolve quadros de arritmia, gastrite e insônia.
Aliado no emagrecimento
O chá de hibisco atua como um poderoso auxiliar no processo de emagrecimento, devido à sua contribuição na aceleração do metabolismo e no estímulo à queima de gorduras corporais. Também evita o aparecimento de diabetes do tipo 2 e ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, triglicérides e colesterol. Funciona, ainda, como calmante, laxante e diurético. A contraindicação, a exemplo da erva-mate é para os hipertensos, que devem evitar essa bebida.