Sem categoria

A história e os benefícios do chá

By  | 

Cercado de contradições acerca de sua origem, o chá, enquanto bebida apreciada pela sociedade, remonta à época da dinastia Tang, da China (618 – 907). Somente muito tempo depois é que os primeiros europeus conheceram o conheceram, através dos portugueses, que aportaram no Japão em 1543.

Logo, a bebida caiu nas graças do velho continente e se tornou figura carimbada entre as mulheres da elite europeia, para, em seguida, ganhar o público masculino. A maior parte das variedades do chá possui diversas propriedades medicinais. Que tal conhecermos os benefícios de algumas delas? Tire já do armário as xícaras da vovó e aprecie essa delícia de bebida, quente ou fria.

cha quente

Curando a ressaca…

Nada como um bom chá de boldo para aliviar o mal-estar depois de uma noite de exageros alcoólicos. A erva também ajuda a eliminar a azia, as cólicas abdominais e os gases, pois age de forma a estabilizar a flora intestinal. É contraindicada para gestantes e seu consumo deve ser moderado, pois ela pode provocar vômitos e problemas no sistema nervoso, além de diarreia.

Calmante natural

O chá de camomila é uma excelente opção de calmante natural, além de suas propriedades antiespasmódicas e estimulantes da cicatrização, derivadas de seus componentes: os flavonoides e a cumarina. Por isso, pode ser usado para auxiliar o combate de gripes e resfriados, além de irritações na pele e cólicas menstruais.

É amargo, mas é bom

Já o chá de carqueja tem um gosto não muito agradável, mas, por outro lado, carrega vários benefícios. É comumente utilizado para o combate de complicações digestivas e hepáticas, além de ser um diurético e laxante natural. Ele também é indicado para quem deseja emagrecer e para o controle do diabetes.

A erva-mate

Outro amigo do controle da glicemia, o chá mate foi apontado em algumas pesquisas como agente que auxilia no combate ao colesterol ruim. Com muito mais antioxidantes que o chá verde, essa erva também colabora para na luta contra o envelhecimento precoce. No entanto, deve ser consumida com cuidado por pessoas hipertensas, por conter cafeína, o que pode afetar, além das pessoas que sofrem dessa complicação, a quem desenvolve quadros de arritmia, gastrite e insônia.

Aliado no emagrecimento

O chá de hibisco atua como um poderoso auxiliar no processo de emagrecimento, devido à sua contribuição na aceleração do metabolismo e no estímulo à queima de gorduras corporais.  Também evita o aparecimento de diabetes do tipo 2 e ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, triglicérides e colesterol. Funciona, ainda, como calmante, laxante e diurético. A contraindicação, a exemplo da erva-mate é para os hipertensos, que devem evitar essa bebida.

 

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!