Saúde

Infecção Urinária: Causas, tratamentos e prevenção

By  | 

A infecção urinária ou cistite, ocorre quando há presença de bactérias, fungos, vírus ou microoganismos em qualquer parte do trato urinário. Se não for tratada adequadamente podem ocorrer complicações, causando infecções nos rins e das vias urinárias superiores. A infecção ocorre quando os microorganismos se multiplicam ao redor da uretra e se infiltram no canal da urina até chegar à bexiga, causando a infecção.

A infecção normalmente é provocada pela Escherichia coli, uma bactéria que integra a flora intestinal; como a vagina fica muito próxima ao ânus; e a uretra, que conduz a urina para fora da bexiga é mais curta que a dos homens. A infecção ocorre na maior parte dos casos em mulheres de todas as idades e que tenham vida sexual ativa.

A infecção urinária tem como sintomas dor e ardência ao urinar, micções urinárias frequentes e de pouco volume, urina com mau cheiro, cor opaca e filamentos de muco, dor na pélvis e uretra, alguns casos tem presença de sangue na urina, e nos casos mais graves pode ocorrer febre, calafrios e náuseas.

Alguns fatores que facilitam a infecção além da contaminação bacteriana pela Escherichia Coli podem ser a presença de corpos estranhos como sondas e cálculos renais, introdução de objetos na uretra, doenças sexualmente trasnmissíveis e infecções ginecológicas, baixa imunidade; pouca ingestão de líquidos, falta de higiene e hereditariedade.

Normalmente o tratamento é indicado por um médico após confirmação da infecção, e é feito através de antibióticos, pois trata-se de uma infecção bacteriana. No caso da cistite, o tratamento é simples e pode durar até 03 dias, mas se a infecção for mais séria, pode levar mais tempo e até uma internação hospitalar.

Para prevenir a infecção devemos tomar alguns cuidados, como higiene pessoal, lavar as mãos antes e após a utilização do banheiro, lavar a região intima sempre da frente para trás, beber bastante água, pelo menor 02 litros por dia, não prender a urina, após o ato sexual a mulher deve esvaziar a bexiga o quanto antes para evitar a proliferação de bactérias.

Algumas mulheres tem a infecção constantemente em função de predisposiçao familiar, se este for o caso, reforce os cuidados com a higiene da região íntima; mas a doença pode ocorrer também em casos de extremo cuidado com a higiene, se você tiver o problema com frequência, fique alerta aos cuidados para prevenir a doença.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!