Saúde

Legumes contra o câncer de cólon

By  | 

Pessoas que tem o hábito de comer legumes, arroz integral, legumes verdes cozidos e frutos secos, apresentam um risco reduzido de desenvolver pólipos no cólon, um precursor do câncer de cólon. Essa é a conclusão apresentada por uma pesquisa realizada na Inglaterra (Health’s College), que analisou dados de 2.818 pessoas. Os participantes foram acompanhados por 25 anos, e durante esse período, 441 casos de pólipos no cólon foram detectados entre os mesmos.

O risco de pólipos foi 40% mais baixo entre aqueles que consumiam arroz integral, pelo menos uma vez por semana, e 34% mais baixo entre os que consumiam legumes (uma classe de vegetais que inclui feijões, ervilhas e lentilhas), pelo menos, três vezes por semana. Comer frutas secas três vezes ou mais por semana, foi associado à um risco 27% menor. Comer vegetais verdes cozidos uma vez por dia ou mais, foi associado à um risco 25% menor, de acordo com o relatório publicado na revista “Nutritição  em Dia”.

Manter o hábito de comer esses alimentos pode diminuir o risco de pólipos no cólon de forma significativa, que por sua vez, diminui o risco de câncer colorretal. Enquanto a maioria das pesquisas anteriores se concentram em grupos de alimentos diferentes, como a atuação de frutas e vegetais em relação ao câncer de cólon, esse novo estudo se concentrou apenas em alimentos específicos, ou seja, um grupo menor de alimentos.

Dessa forma, foi possível analisar de forma detalhada os efeitos que esses alimentos causavam no organismo, e como os mesmo atuavam em relação ao pólipos do cólon. O estudo confirma os resultados de pesquisas anteriores, que foram realizados em diferentes populações, analisando os riscos para o câncer de cólon. Legumes, frutas secas e arroz integral têm um alto teor de fibra, conhecida como um eficaz diluidor de cancerígenos.

Além disso, vegetais crucíferos, como brócolis, contêm compostos de desintoxicação, o que melhora a função protetora do organismo. Os legumes são fontes de nutrientes extremamente importantes para a nossa saúde, no entanto, para aproveitar de forma eficaz suas vitaminas e sais minerais é preciso saber como prepará-los, assim, os compostos serão absorvidos completamente pelo organismo.

Uma boa dica é começar a conzinhar os legumes em água fria, dessa forma, minerais e vitaminas serão transferidas para ela, formando um caldo extremamente nutritivo. Quando quiser fazer uma salada, o processo é o inverso, devemos cozinhar os legumes em água fervente, dessa forma perdemos menos nutrientes. Seguindo essas dicas você estará previnindo não só o pópilos no cólon e o câncer de cólon, e sim diversas doenças.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.