Sem categoria

Maconha pode estar associada a perda de peso

By  | 

Apesar da tendência dos usuários da maconha de sentir fome (larica) após o uso, os fumantes de maconha podem apresentar um risco menor de se tornarem obesos em relação as pessoas que não fazem uso da droga, segundo um novo estudo (Health & Life). Os resultados mostram que a prevalência de obesidade é bem menor entre as pessoas que fumam maconha frequentemente comparado com aquelas que nunca tenham fumado maconha.

Os pesquisadores revelaram que ficaram surpresos com os resultados iniciais, pois esperavam encontrar exatamente o oposto. Por isso, um segundo estudo foi realizado, onde outro grupo de pessoas foi analisado. No entanto, o segundo estudo confirmou os resulatados do estudo anterior, ambos analisaram cerca de 50 mil pessoas.

Obviamente, pode ser que pessoas que fazem uso da maconha também tenham outros comportamentos ou atividades que reduzem o risco de obesidade. Ao contrário do que possa se imaginar, o uso de cannabis pode estar associado com o hábito de atividades físicas, essa possibilidade não pode ser descartada.

Outra possibilidade é que os componentes da maconha possam ajudar as pessoas a perder peso. Se esse for o caso, os pesquisadores devem investigar quais são esses componentes, para tentar colocá-los em forma de medicamento.

Em outros estudos, as drogas têm sido desenvolvidas para bloquear um receptor no cérebro que é ativado por compostos da cannabis (chamado de receptor canabinóide CB1) na esperança de que elas possam reduzir a fome. No entanto, poucos estudos analisaram a relação entre o uso da maconha e a obesidade.

O primeiro estudo analisou cerca de  41 mil pessoas e o segundo 9 mil pessoas. Entre 4 e 7% dos participantes das duas pesquisas, foi relatado o uso de cannabis pelo menos uma vez no último ano. A obesidade foi avaliada usando o índice de massa corporal (IMC) dos participantes. A pesquisa mostrou que cerca de 27% das pessoas que não fumavam maconha eram obesas, enquanto 13% dos usuários de maconha eram obesos.

A obesidade era menos comum entre os usuários que faziam uso da maconha com mais frequência. É muito importante ressaltar que de forma alguma o uso da maconha é aconselhável, pois se por um lado ela pode facilitar a perda de peso, por outro, ela pode trazer uma série de problemas para a saúde. O intuito da pesquisa é descobrir essa associação, e se a mesma for verdadeira, deve servir de base para a criação de medicamentos contra a obesidade.

Atualmente, há uma constante discussão sobre a legalização da maconha, pois muitos acreditam e afirmam que a mesma não oferece nehum dano a saúde. Vale lembrar que a maconha vendida atualmente não é composta apenas pela erva, muito pelo contrário, existe uma quantidade grande de diversas substâncias prejudiciais à nossa saúde.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!