Saúde

Maconha sintética pode provocar problemas cardíacos

By  | 

Três adolescentes sofreram ataques cardíacos depois de fumar K2, uma forma sintética da maconha, segundo o relato de um novo caso. Durante o último outono, Dr. Colin Kane e Dr. Paul Boyle (dois cardiologistas pediátricos do Centro Médico Infantil de Dallas – EUA), ficram surpresos quando três adolescentes, todos com 16 anos de idade, foram internados com dor torácica. Dor no peito e principalmente ataques cardíacos, são muito incomuns na adolescência, por isso, a princípio os médicos suspeitaram de algum tipo vírus.

Eletrocardiogramas (que medem a atividade elétrica do coração) foram feitos, e exames de sangue mostraram que os níveis de uma proteína chamada troponina (onde o alto nível é um sinal de ataque cardíaco), mostrou que dois dos meninos tiveram ataques cardíacos. Os testes para um dos meninos foram inconclusivos no início, as dores no peito aumentaram depois de um tempo, e os testes posteriores revelaram que ele também havia sofrido um ataque cardíaco, no entanto, bem mais fraco que os outros dois rapazes.

Todos relataram que haviam fumado maconha e K2, entre um dia e algumas semanas antes do ataque, afirmou um dos médicos, que também é professor assistente de pediatria e cardiologista da UT Southwestern Medical Center de Dallas.

Os relatos desse caso foram publicados na edição de dezembro da revista “Life & Heart”. É importante salientar que todos os exames que tentaram detectar o uso de outros tipos de drogas foram negativos. O presente artigo levanta questões adicionais sobre a toxicidade de novos canabinóides sintéticos e K2.

Os Jovens e os pais devem ser alertados sobre os perigos dessas substâncias, que independente da quantidade ou da idade de quem usa pode ser extremamente perigoso. É normal pensar que isso não acontecerá na nossa família ou com nós mesmos, mas é bom lembrar que você pode ser o próximo relato de caso de uma convulsão grave, crise de saúde mental ou um ataque cardíaco prematuro.

K2 e “Spice” são comercializadas como incenso e vendidos em pacotes de ervas rendilhadas, que são (muitas vezes pulverizada) misturadas com a maconha sintética. Não existem estudos sobre os efeitos causados pelo uso dessas substâncias pois as mesmas não foram feitas para o consumo humano. Sabe-se que seu uso poderia oferecer efeitos tóxicos, por isso, não deve ser usado como drogas recreativas.

Os médicos que atenderam os rapazes suspeitam que o uso dessas drogas tenham causado artérias coronárias, provocando espasmos temporários na circulação, cortando o suprimento cardíaco sanguíneo.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!