A catarata aparece quando o cristalino (lente natural dos olhos) se torna rígida e perde a transparência, ao redor do mundo, ele faz 25 milhões de novos paciente por ano. A novidade em cirurgias de catarata, no Brasil, é a lente intraocular que pode ser usada nesses procedimentos.
Para se ter ideia, só nos Estados Unidos são feitas 3 milhões de cirurgias de catarata por ano, no Brasil esse número atinge a casa do meio milhão. O processo cirúrgico é a única maneira para reverter o quadro, já que não existe, até o momento, medicamentos ou métodos preventivos para a doença.
A lente, desenvolvida pela Bausch+Lomb, é aprovada pela Anvisa e pelo FDA, nos Estados Unidos. Entre os benefícios estão o fim da catarata, maior qualidade e amplo alcance da visão: tanto para curtas, médias ou longas distâncias.
Quando as atividades diárias começam a ser comprometidas pela doença é recomendado que o paciente passe pela cirurgia. A Crystalens AO permite que o paciente volte a ter uma rotina normal e segura.
O design da lente é inspirado no olho humano, possui silicone Biosil em sua composição e uma borda contínua e fina.
Causas da Catarata
A principal causa do cristalino tornar-se opaco é o envelhecimento, especialistas acreditam que a fumaça do cigarro e os raios ultravioletas contribuam para esse processo, que pode afetar apenas uma ou as duas vistas. O cristalino sofre uma modificação química e desenvolve a doença.
Infecções intra-uterinas, no período de gestação, também podem gerar catarata no feto. A catarata congênita acontece também quando a região do globo ocular não se desenvolve adequadamente.
Traumas após grandes acidentes podem levar à catarata traumática. Nesses casos é muito comum que a doença só afete uma vista.
Doenças metabólicas como a diabetes, favorecem o desenvolvimento mais acelerado da catarata.
O uso contínuo de colírios e de corticóides pode levar à catarata secundária a medicamentos.
Infecções na região do globo ocular também podem causar catarata.