Saúde

Tomar café todos os dias pode prevenir câncer de pele

By  | 

Seu café da manhã pode ser muito mais importante do que você imagina. Os pesquisadores afirmam que o hábito de tomar café diariamente também pode reduzir o risco de desenvolver câncer de pele, especialmente o carcinoma basocelular. O carcinoma basocelular é a forma mais comum de câncer de pele, com quase um milhão de novos casos diagnosticados a cada ano, apenas no Brasil.

Por isso, fazer uso de produtos que contenham cafeína pode ser um pequeno fator de proteção, mas que pode oferecer um grande impacto na saúde pública. O estudo indica que o consumo de café pode ser uma opção importante para ajudar a prevenir o carcinoma basocelular. A quantidade de consumo de cafeína foi inversamente associada com o risco, ou seja, quanto maior o consumo de café, menor o risco de câncer de pele. O café “descafeinado” não foi associado à uma diminuição do risco de carcinoma basocelular, e os pesquisadores disseram que qualquer efeito protetor provavelmente seria por causa da cafeína.

Para o estudo, a equipe coletou dados de quase 150 mil adultos. Ao longo de mais de 20 anos de acompanhamento, mais de 25 mil casos de câncer de pele foram diagnosticados entre homens e mulheres. Destes, cerca de 23.000 eram carcinomas basocelulares, cerca de 2 mil eram câncer de células escamosas e 741 eram melanoma.

Os pesquisadores descobriram que mulheres que bebiam mais de três xícaras de café por dia corriam um risco 20% menor de desenvolver carcinoma de célula basal, em comparação com as mulheres que bebiam menos de uma xícara de café em um mês.

Para os homens, o risco era 9% mais baixo para aqueles que bebiam três xícaras de café por dia, em comparação com aqueles que bebiam menos de uma xícara em um mês. O risco para as mulheres que beberam mais café baixou 18%, para os homens que tomaram mais café, o risco foi reduzido em até 13%.

Pessoas que passam muito tempo no sol são mais propensas a desenvolver câncer da pele, mas o papel do café na prevenção ainda não é totalmente compreendido. De fato, esse estudo é extremamente importante, pois a descoberta pode abrir novos caminhos no desenvolvimento de novas drogas contra o câncer de pele.

Embora o carcinoma basocelular raramente seja fatal, pode haver consequências em seu tratamento. Além disso, algumas evidências sugerem que ter um tipo de câncer de pele faz com que o desenvolvimento de outros tipos de câncer seja fácil. Impedir um carcinoma basocelular pode ter outros benefícios do que apenas evitar o câncer. Obviamente, os estudos não sugerem que o indivíduo tome chícaras e mais chícaras de café por dia, as formas de prevenção devem ser combinadas, afinal de contas, tudo em excesso pode fazer mal.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!