Saúde

O que é ansiedade?

By  | 

Preocupação e ansiedade em excesso são efeitos provocados pela vida cotidiana atual. Na verdade, a ansiedade moderada pode ajudar uma pessoa a concentrar sua atenção, energia e motivação. Se a ansiedade for grave, é normal que a pessoa tenha sentimentos de impotência, confusão e extrema preocupação, estando fora da proporção da gravidade real ou da probabilidade do evento temido.

A ansiedade que interfere no cotidiano e nas tarefas diárias de uma pessoa não é normal, este tipo de ansiedade pode ser um sintoma de outro problema, como por exemplo a depressão. Os sintomas físicos da ansiedade incluem: Tremor, contração muscular, agitação, sensação de plenitude na garganta ou no peito, falta de ar ou batimentos cardíacos acelerados, tonturas ou vertigens, sudorese ou mãos frias e úmidas, tensão muscular, cansaço extremo,  problemas relacionados ao sono, tais como a incapacidade de adormecer ou continuar dormindo, inquietação (não se sentir descansado quando você acorda).

A ansiedade pode causar sintomas físicos e emocionais. A situação específica ou o medo pode causar alguns ou todos esses sintomas por um tempo curto. Quando a situação passa, na maioria dos casos os sintomas também desaparecem.

A ansiedade afeta a parte do cérebro que ajuda a controlar a forma como você se comunica, o que torna mais difícil se expressar criativamente e conduzir os relacionamentos. Sintomas emocionais da ansiedade incluem: Irritabilidade, agitação, preocupação, medo de que algo ruim aconteça e incapacidade de concentração.

Transtornos de ansiedade ocorrem quando as pessoas têm sintomas físicos e emocionais. Transtornos de ansiedade interferem na maneira como uma pessoa se relaciona com as outras, interferindo em suas atividades diárias. As mulheres são duas vezes mais propensas a sofrerem de ansiedade em relação aos homens. Exemplos de transtornos de ansiedade incluem ataques de pânico, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, e pós-traumático (TEPT).

Muitas vezes a causa de transtornos de ansiedade não é conhecida. Muitas pessoas com um transtorno de ansiedade relatam constante sensação de nervoso e agitação. Esse problema pode ocorrer em qualquer idade, tendo seu desenvolvimento de acordo com os fatos ocorridos ou com a predisposição do indivíduo.

Crianças que têm pelo menos um dos pais com o diagnóstico de depressão, apresentam uma probabilidade duas vezes maior de desenvolver ansiedade em relação a outras crianças. Transtornos de ansiedade estão frequentemente associados com outros problemas, tais como: Problemas de saúde mental, como depressão ou abuso de substâncias. Problemas físicos, como doenças cardíacas ou pulmonares. Um exame médico completo pode ser necessário antes que o transtorno de ansiedade possa ser diagnosticado.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!