A gengivite é uma infecção dos tecidos e ossos que envolvem e sustentam os dentes. Também é chamada de doença periodontal. As duas fases da doença gengival são chamadas gengivite e periodontite. Gengivite é a doença que afeta apenas as gengivas, o tecido que circunda os dentes. Periodontite é a doença que se agrava e se espalha abaixo da gengiva, danificando os tecidos e os ossos que suportam os dentes.
A gengivite torna as gengivas vermelhas e inchadas, que sangram com facilidade quando os dentes são escovados. Periodontite se desenvolve quando a doença gengival piora. As gengivas se afastam dos dentes, deixando bolsos profundos, onde as bactérias podem crescer e danificar os ossos que suportam os dentes. A gengiva também pode recuar dos dentes, isso pode fazer com que os dentes pareçam mais longos. Os dentes podem ficar moles e até mesmo cair. A boca produz uma substância clara e pegajosa chamada placa, que contém as bactérias.
As bactérias da placa produzem toxinas, que irritam as gengivas e afetam os tecidos gengivais. Se você não fizer um bom trabalho de remoção da placa dos seus dentes, ela pode se espalhar abaixo da gengiva e danificar os ossos que suportam os dentes.
Com o tempo, a placa endurece e se transforma em uma substância chamada tártaro, que tem de ser removido por um dentista. As gengivas saudáveis são rosadas e firmes, são envolvidas confortavelmente em torno dos dentes e não sangram facilmente.
Se a doença evoluir para uma periodontite, o dentista ou higienista dental irá limpar os dentes usando um método chamado alisamento radicular e dimensionamento.
Isso remove a placa bacteriana e o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva. Também pode ser preciso o uso de antibióticos para ajudar a combater a infecção. Se a doença gengival é grave, uma cirurgia pode ser necessária.
A gengivite é mais comum em adultos, mas pode afetar qualquer pessoa, até mesmo crianças. Então, bons hábitos dentários são importantes em toda a sua vida: Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, ao acordar, após as refeições e antes de dormir, usar fio dental pelo menos uma vez por dia, visitar o dentista para exames regulares e limpeza dos dentes.
Ter doença gengival pode aumentar o risco de uma gestante dar a luz a um bebê prematuro e abaixo de seu peso normal. Além disso, estudos tem encontrado uma ligação direta entre doenças cardíacas e as bactérias que causam doenças bucais.