Psicose é uma doença psicológica na qual a pessoa perde o contato com a realidade e apesar de lidar com a realidade a interpreta a sua maneira e de maneira equivocada em muitos casos, um psicótico pode interpretar um “feliz natal” feito de forma sincera como uma ameaça irônica a sua vida.
A psicose vai se instalando na pessoa de maneira tão gradativa que nem mesmo a pessoa percebe que está obtendo a doença, o surgimento da psicose na pessoa pode ter origem genética ou então um origem de acordo com a vida vivida da pessoa.
Veja os principais sintomas e comportamento de uma pessoa que esteja desenvolvendo a psicose ou já a tenha desenvolvido ela totalmente:
- Sem perceber a pessoa perde o controle de sim mesmo, principalmente quando depressão psicótica está em ação, se o estado de depressão psicótica estiver muito grave a pessoa será internada mesmo contra a própria vontade por se tornar extremamente violenta e perigosa.
- A pessoa com psicose costuma ter alucinações com diferentes graus de intensidade, quando mais a doença estiver desenvolvida maior será o grau da alucinação e na mesma proporção mais real será para o psicótico suas visões.
- A paranóia é comum na psicose, a pessoa tem a desconfiança de estar sendo espionada ou seguida, de que há pessoas em sua volta que quer lhe machucar.
- O contato e o modo de interpretar a realidade muda, muda que um simples cumprimento com a pessoa com psicose pode gerar uma ameaça para o psicótico segundo a sua mente, quando na realidade não há nada disso.
A psicose quando mais cedo é descoberta mais fácil fica o tratamento, embora a psicose não há cura, mas, o seu tratamento ajuda em muito a pessoa a não perder o controle total e a não se tornar uma pessoa violenta.